Ipea lançou o Atlas de Desenvolvimento Humano na Bahia

Ipea lançou o Atlas de Desenvolvimento Humano na Bahia

A apresentação regional da plataforma de análise de dados ocorreu nesta quinta-feira, dia 9, durante o Seminário Regional de Governança Metropolitana, em Salvador

O diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marco Aurélio Costa, esteve nesta quinta-feira, dia 9, na capital baiana, para o lançamento regional do Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras. A apresentação da plataforma de análise de dados das regiões metropolitanas aconteceu durante o Seminário Regional de Governança Metropolitana - Redes de Estudos Metropolitanos da Bahia, realizado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com o apoio do Instituto, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da Fundação João Pinheiro (FJP).

De acordo com os números apresentados, em 2000, 12% das Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) da Região Metropolitana de Salvador encontravam-se na faixa “muito alto” do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHm), enquanto 21% apresentavam índice “alto”. Já em 2010, os números passaram para 32% e 30%, respectivamente. Neste período, a desigualdade em no estado diminuiu de 0,474 para 0,381. “Os méritos desse trabalho são de todos e, aqui na Bahia, gostaria de ressaltar a parceria da Sedur, da Conder, da SEI e dos municípios”, lembrou o diretor do Ipea.

Representando o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Ana Inés Mulleady apontou os significativos avanços no desenvolvimento humano nas regiões metropolitanas na última década. “Esses dados representam 40% da população brasileira e quase 50% do PIB do país”, ressaltou Inés, ponderando que eles mostram que as disparidades sociais estão diminuindo no Brasil.

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, destacou os dados que apontam avanços nos índices humanitários, e a importância do debate sobre o desenvolvimento urbano no Brasil. O procurador-chefe Nilton Gonçalves de Almeida Filho falou da importância de uma base de dados e informações para nortear a aplicação dos recursos públicos e do compromisso da PGE em colaborar para o sucesso dos trabalhos.
Ipea, Sedur e PGE assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de integrar a Bahia à plataforma Ipea de Pesquisa em Rede. Na oportunidade, também foi apresentada uma proposta de criação da Rede de Estudos Metropolitanos da Bahia.