Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

08/05/2018 14:35

Ipea e Qualitest realizam pesquisa no Recife que vai subsidiar políticas para a juventude


Entrevistas com jovens de 15 a 24 anos serão realizadas até 18 de maio e visam realizar diagnóstico sobre a juventude na América Latina

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Qualitest Inteligência em Pesquisa vêm coletando, desde segunda-feira (02/03), no Recife (PE), dados para o projeto "Melhorando as Oportunidades para os Jovens Vulneráveis: escutando suas vozes para subsidiar políticas públicas". Até o dia 18 de maio, os pesquisadores entrevistarão jovens de 15 a 24 anos em 1.530 domicílios da capital pernambucana. A pesquisa é uma parceria do Ipea com instituições como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Internacional (IDRC), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundación Espacio Público.

O objetivo é fazer um diagnóstico detalhado sobre a juventude no Brasil e em outros países da América Latina (Chile, Colômbia, El Salvador, México, Paraguai e Uruguai). Segundo Joana Costa, técnica de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc/Ipea), o diferencial dessa pesquisa está em abordar simultaneamente diferentes dimensões das vidas dos jovens a fim de produzir uma análise completa dos diferentes determinantes e das restrições que afetam suas decisões. "Em particular, será possível investigar mais a fundo as causas para os jovens estarem fora da escola, ou estarem fora do mercado de trabalho e, em especial, a situação dos jovens que nem estudam e nem trabalham", explica.

Nas entrevistas com os jovens, serão abordados temas como a trajetória educacional, profissional, características socioeconômicas, expectativas de vida, bem-estar, habilidades socioemocionais e comportamentos de risco.

Coleta de dados
As visitas ocorrerão em domicílios que foram sorteados aleatoriamente, em bairros de toda a cidade, como Boa Viagem, Espinheiros, Cordeiro e Água Fria. "Para a realização das entrevistas, é importante a colaboração da população", destaca Joana Costa.

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea