Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

26/04/2018 18:55

Ipea e Embaixada da China realizam oficina sobre cooperação econômica


O próximo evento será um seminário para o debate dos principais temas da agenda bilateral

O próximo evento será um seminário para o debate dos principais temas da agenda bilateralNesta quarta-feira, 25/04, representantes do Ipea e da Embaixada da China se reunirão em um workshop para tratar da agenda de cooperação econômica entre o Brasil e a China. A abertura do evento foi feita pelo presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, e pelo embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang. O interesse dos chineses é estreitar os laços com o Ipea, por considerarem que o instituto é uma das organizações com maior acúmulo de conhecimento sobre a realidade da economia brasileira e os problemas enfrentados pelo país. No evento, as comissões dos dois países trocaram opiniões e impressões sobre os aspectos econômicos e culturais de cada nação.

Foram feitas, na ocasião, seis apresentações de pesquisadores de ambas instituições. As relações econômicas bilaterais Brasil-China: comércio e investimentos foi o tema da apresentação do diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, Ivan Oliveira. Fabiano Pompermayer, diretor de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura, falou sobre a agenda de infraestrutura no Brasil e foi seguido pelo debate sobre energia limpa e renovável no país, realizada pelo o coordenador de Estudos de Energia, José Mauro de Morais. A conjuntura macroeconomia brasileira também foi assunto discutido no evento, apresentada pelo Coordenador de Políticas Macroeconômicas do Ipea, Cláudio Hamilton dos Santos.

Pela embaixada da China, o conselheiro político Qu Yuhu falou sobre o estágio atual da cooperação da China com o Brasil. Já a situação macroeconômica daquele país e a agenda de investimentos no exterior foi o tema da apresentação de Xu Zhun.

Também participaram do encontro o coordenador de Estudos em Relações Econômicas Internacionais da Dinte, Fernando Ribeiro; o coordenador de Intercâmbio e Cooperação Internacional da Dinte, José Eduardo Brandão; e o pesquisador da Dinte Luís Fernando Tironi.

Confira as apresentações:
As relações econômicas bilaterais Brasil-China: comércio e investimentos
A agenda de infraestrutura no Brasil
Energias Renováveis

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea