Papel do Brasil na integração regional é tema de livro


Papel do Brasil na integração regional é tema de livro do Ipea

Coletânea de artigos aborda assuntos como infraestrutura, instituições, políticas sociais, entre outros

Ipea lança coletânea de dez artigos sobre papel desempenhado pelo Brasil na integração regional latino-americana. A publicação O Brasil e novas dimensões da integração regional aborda diversas questões relacionadas à integração regional, como instituições, políticas sociais e infraestrutura.

Segundo o organizador do livro, Walter Desiderá, o objetivo da obra é “analisar a relação entre o Brasil e as novas dimensões da integração regional no continente” dez anos após a assinatura do Consenso de Buenos Aires, em 2003. A declaração, assinada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por Néstor Kirchner, à época presidente da Argentina, afiançava que o bem-estar dos povos constituiria objetivo prioritário de seus governos, além de afirmarem a vontade de cooperação bilateral e regional.

O primeiro capítulo da obra, escrito pelo organizador em parceria com Marcelo Passini Mariano, Raphael Padula, Michelle Carvalho Metanias Hallack e Pedro Silva Barros, aborda as relações do Brasil com a região em questões relacionadas à “formulação da política externa brasileira pra a região, à arquitetura das instituições regionais de integração, às questões regionais de segurança e à interligação das infraestruturas de energia no continente”. O capítulo tem objetivo de contextualizar o panorama das relações internacionais contemporâneas na região, de forma a familiarizar o leitor com os temas que serão abordados nos capítulos seguintes.

Já o segundo capítulo, de José Renato Vieira Martins, apresenta uma análise de novas iniciativas de caráter social e participativa nos anos 2000. Para o autor, iniciativas de âmbito doméstico tomadas pelos países do Mercosul a fim de combater a pobreza resultaram em reforço à implantação de estratégias regionais de cunho social.

A dimensão parlamentar do Mercosul é o tema do terceiro capítulo, escrito por Karina Lilia Pasquariello Mariano e Bruno Theodoro Luciano. Os autores discutem a existência de déficit democrático na integração regional. No artigo, eles avaliam propostas em tramitação no Congresso Nacional para eleições diretas para o Parlasul. Já no quarto capítulo, Wagner de Melo Romão analisa o desenvolvimento de programas de transferência condicionada, que são importantes instrumentos de combate à pobreza na região. Os países estudados pelo autor foram Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.

O autor do quinto capítulo, Marcelo Passini Mariano, parte de uma análise da política externa brasileira para uma discussão sobre limites institucionais e possibilidades de mudança que possibilitem uma maior integração das infraestruturas físicas sul-americanas, com foco especial para o setor de energia. No capítulo seguinte, Raphael Padula aborda expectativas de mudanças na infraestrutura da região, como consequência da criação da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (Iirsa), no ano 2000, até que fosse incorporada, em 2010, como órgão técnico do Conselho de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan) da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O autor identifica a constituição de um novo modelo de integração de infraestrutura na região a partir do ano 2000.

No sétimo capítulo, Michelle Carvalho Metanias Hallack discute a integração da indústria de gás natural, com atenção aos desafios institucionais necessários para que o processo ocorra. Para a autora, marcos institucionais suficientemente robustos são necessários para garantia de durabilidade aos investimentos e boa relação entre os agentes econômicos neles envolvidos.

Já o oitavo capítulo tem como objetivo entender se a abertura da conta financeira, no final do século passado, possibilitou aos países maior crescimento em investimentos ou no consumo, ou se, contrariamente, aumentou o endividamento externo e a vulnerabilidade a choques internacionais. Para isso, a autora, Daniela Freddo, examinou o comportamento do balanço de pagamento nas décadas de 1990 e 2000.

Fabio Luis Barbosa dos Santos trata dos empresários da soja conhecidos como “brasiguaios”, no capítulo 9. Para ele, é necessário um enfrentamento das assimetrias regionais para que seja possível um percurso saudável à integração. As relações entre Brasil e Paraguai também são tema do décimo capítulo. Nele, a autora, a partir de uma perspectiva etnográfica, busca retratar disparidades entre os dois países, que, para ela, justificam que haja projetos de cooperação dos dois lados.

Leia o livro 'O Brasil e novas dimensões da integração regional'

Vídeo: Pesquisadores comentam o papel do Brasil na integração regional

Vídeo: Panorama Ipea debate integração regional do Brasil