John Nash, Nobel de Economia, participa de evento no Rio

John Nash, Nobel de Economia, participa de evento no Rio

Promovido pelo Ipea e pela FGV, oficina internacional discutirá a Teoria dos Jogos com especialistas

O Ipea e a Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ) promovem nesta sexta-feira, dia 1°, no Rio de Janeiro, oficina internacional sobre teoria dos jogos e recebem o célebre matemático John Nash, vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 1994 por seus trabalhos sobre o tema.

Além do norte-americano, outros importantes nomes participarão do debate sobre tomada de decisão estratégica, como o premiado matemático Abraham Neyman, da Hebrew University; Steve Brams, professor de Política da New York University; Myrna Wooders, economista da Vanderbilt University; e acadêmicos da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha.

A oficina homenageará os 70 anos de Marilda Sotomayor, professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) que escreveu o livro Two-Sided Matching: A Study in Game-Theoretic Modeling and Analysis, em parceria com Alvin Roth, um dos ganhadores do Nobel de Economia de 2012.

Na mesa de abertura, estarão presentes Sergei Soares, presidente do Ipea, Rubens Penha Cysne, diretor-geral da FGV, Aloisio Araujo, vice-diretor da Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE/FGV), e Humberto Moreira, vice-diretor de Pesquisa da EPGE.

Em seguida, Salvador Barberá, professor de Economia da Universitat Autònoma de Barcelona, apresentará seu artigo intitulado Sequential Voting and Agenda Manipulation na mesa conduzida por Leandro Gorno. Às 11h10, será a vez de Steve Brams, da New York University, abordar o assunto Game Theory and the Humanities.

John Nash, Marcelo Neri, ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Carlos Leal, presidente da FGV, e Rubens Cysne participarão da sessão de homenagem à professora Marilda Sotomayor, às 12h.
Às 14h30, Danilo Santa Cruz Coelho, do Ipea, mediará a palestra apresentada pelo professor de Matemática da Hebrew University Abrahan Neyman. Logo após, Inés Macho Stadier, da Universitat Autònoma de Barcelona, apresentará seu trabalho Coexistence of long-term and short-term contracts.

Myrna Wooders, professora de economia da Vanderbilt University, irá palestrar sobre o tema: On the simultaneous emergence of money and the State, às 16h40. Em seguida, David Perez Castrillo, da Universitat Autònoma de Barcelona, apresentará seu artigo On the manipulability of competitive equilibrium rules in many to many buyer seller markets.

A última mesa, com início às 18h10, será apresentada por Mauricio Bugarin e, na sessão de encerramento, estarão presentes os professores Aloísio Araújo, da FGV/EPGE, e David Perez Castrillo, de Barcelona, além de John Nash.