BRICS: think tanks analisarão crescimento de longo prazo

BRICS: think tanks analisarão crescimento de longo prazo

Compromisso, divulgado durante a cúpula de chefes de governo, foi fechado em março deste ano, no Brasil

O Conselho de Think Tanks dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) comprometeu-se com a elaboração de um documento conjunto baseado em cinco pilares: promoção da cooperação para o crescimento econômico e o desenvolvimento; paz e segurança; justiça social, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida; governança política e econômica; e troca de conhecimento e inovação para o progresso.

Foram formados cinco Grupos de Trabalho, correspondentes a esses cinco pilares, cada um coordenado por um dos cinco países, e com participação de técnicos dos demais BRICS. Esse documento deverá trazer análise do cenário internacional, uma discussão sobre o papel dos BRICS nesse cenário, análise das melhores práticas e recomendações para a ação futura dos BRICS. Após a reunião do Conselho de Think Tanks dos BRICS organizada pelo Ipea em março deste ano, no Rio de Janeiro, o documento, intitulado Towards a long-term strategy for BRICS - Recommendations by the BRICS Think Tanks Council foi entregue aos chefes de Estado dos BRICS, na sua 6ª reunião de Cúpula, realizada em Fortaleza. Esse trabalho é citado explicitamente no Art. 66 da Declaração Conjunta da Cúpula.

O documento que propõe esse trabalho conjunto foi assinado por representantes das instituições oficiais de cada país junto ao Conselho: Ipea (Brasil), National Committee for BRICS Research (Rússia), Observer Research Foundation (Índia), China Centre for Contemporary World Studies (China) e Human Sciences Research Council (África do Sul). O informe deverá ficar pronto no final do ano, e será apresentado aos chefes de Estado em sua próxima reunião de Cúpula, na Rússia, no próximo ano.

Leia o documento Towards a long-term strategy for BRICS - Recommendations by the BRICS Think Tanks Council (em inglês)

Leia mais: Ipea lança duas publicações sobre os BRICS