Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

22/10/2018 16:33

Dinâmica da pobreza e variação salarial são temas da nova edição da revista PPE


Publicação quadrimestral traz estudos de pesquisadores do Ipea e de diversas instituições brasileiras

A dinâmica da pobreza e a distribuição espacial de salários no Brasil são alguns dos temas abordados na nova edição da revista Pesquisa e Planejamento Econômico - PPE, editada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A publicação apresenta, ainda, estudos sobre renda interna bruta real, gravidez e tabagismo entre adolescentes, background familiar e desempenho escolar, além de uma pesquisa que analisa estímulos fiscais e a interação entre as políticas monetária e fiscal no Brasil. 

Um dos artigos aborda mudanças macroeconômicas e disparidades regionais no Brasil. Nesse estudo, os autores Dércio de Assis e Fabrício Linhares (Universidade Federal do Ceará) investigam as dinâmicas comuns às taxas de pobreza dos estados brasileiros no período de 1976 a 2012. Os pesquisadores apresentam a influência de políticas e condições econômicas sobre a pobreza no Brasil, ressaltando características estruturais das economias estaduais que motivam disparidades de desenvolvimento no país.

Na área de economia do trabalho, outra pesquisa mostra a variação salarial do trabalhador formal do Brasil. Segundo Diana Lúcia Gonzaga da Silva (Universidade Federal da Bahia), a distribuição espacial de salários é bastante desigual. "Os resultados mostraram que as características observadas dos trabalhadores formais, os efeitos temporais e os efeitos de localização em Regiões Metropolitanas (RMs) explicavam 41% da variação de salários reais dos indivíduos", explica.

Sobre a revista PPE
Criada em 1971, a revista é publicada três vezes ao ano, com análises teóricas e empíricas sobre temas relacionados à economia brasileira, oferecendo subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficientes ou mesmo apresentando propostas para a implantação dessas políticas.

A última edição conta com a colaboração de diversos pesquisadores, tanto do Ipea quanto de outras instituições e universidades brasileiras, entre eles Estêvão Kopschitz Bastos (Ipea), Pedro Américo (Doutorando em economia pela PUC-Rio), Victor Hugo de Oliveira (UFC), José Raimundo Carvalho (UFC), José Maria da Cunha Junior (UFC), Wallace Patrick Souza (UFPB), Victor Rodrigues de Oliveira (UFPR), Ana Cláudia Annegues (UFRGS), Júlio Cesar de Mello Barros (UERJ) e Elcyon Caiado Lima (UERJ).

Para acessar a nova edição da PPE, clique aqui!

Todas as edições, até mesmo as primeiras, cujos artigos eram ainda datilografados, estão disponíveis no site da revista

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea