Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

27/11/2018 16:29

Ipea apresenta diagnósticos sobre as fronteiras brasileiras


Quatro livros sobre o tema serão lançados durante seminário na sede do Ipea, em Brasília, nos dias 28 e 29 de novembro

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) vai reunir, nesta quarta e quinta-feira, dias 28 e 29, especialistas para discutir políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das fronteiras brasileiras. Entre os temas em pauta no seminário Fronteiras Brasileiras em Debate, estarão a vulnerabilidade social, o sistema de defesa da Amazônia e sua realidade econômica e social, a imigração venezuelana e os impactos em Roraima, além das regiões fronteiriças do Mercosul.

Durante o seminário, em Brasília, serão lançados quatro livros que tratam dos problemas e da situação das fronteiras brasileiras. Em uma pesquisa de campo ocorrida na capital de Roraima, Boa Vista, 45 pesquisadores do Brasil e do exterior participaram de palestras, debates, trabalhos em grupo e atividades que nortearam conclusões e sugestões de melhorias de políticas públicas, com destaque para as áreas da saúde, educação e mobilidade das pessoas na fronteira.

Um desafio dos estados fronteiriços amazônicos é a maior participação de seus povos na definição das estratégias e na viabilização do desenvolvimento socioeconômico sustentável nos dois lados da fronteira. Outro fenômeno a ser considerado é a migração transfronteiriça, devido à crise político-econômica venezuelana, que impõe desafios urgentes à agenda socioeconômica e de segurança.

Os livros que serão lançados e discutidos são: Fronteiras do Brasil: uma Avaliação de Política Pública (volume 1); Fronteiras do Brasil: Diagnóstico e Agenda de Pesquisa para Política Pública (volume 2); Fronteiras do Brasil: uma Avaliação do Arco Norte (volume 3); e O Mercosul e as Regiões de Fronteira. Os três primeiros foram produzidos pela Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, e o quarto pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) do instituto.

Acesse a programação completa aqui.

Serviço
Seminário "Fronteiras Brasileiras em Debate"
Data: 28 de novembro, das 9h às 18h, e 29 de novembro, das 8h45 às 17h30
Local: Sede do Ipea, em Brasília/DF (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Ed. BNDES/Ipea, auditório Divonzir Gusso, subsolo).

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 2026-5114
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea