Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Slideshare

 


td-banner

TD 2443 - Alcances, Limites e Antinomias de Métodos e Técnicas em Cenários Prospectivos

Samuel Alves Soares, Jéssica Girão Florêncio, Jonathan de Araujo de Assis, Kimberly Digolin, Raquel Gontijo e Ronaldo Montesano Canesin, Brasília, janeiro de 2019 

O objetivo central deste texto para discussão (TD) é apresentar um levantamento bibliográfico acerca de métodos e técnicas de prospectiva, com o propósito de atualizar o debate e colocar em evidência as abordagens mais contemporâneas da área. Ao cuidar de revisitar os métodos e as técnicas, notou-se a pertinência de uma breve incursão nos aspectos epistemológicos dos estudos prospectivos. É possível constatar que os estudos prospectivos tendem bem mais para um pragmatismo, descurando, em boa medida, de um rigor epistemológico. Considera-se que a área se caracteriza por uma frouxidão epistemológica, o que lhe subtrai reconhecimento e legitimação acadêmica e científica. Por sua vez, é possível constatar um nítido revival da prospectiva, com novos centros e em várias partes do mundo, em clara demonstração de que os estudos de futuro são fundamentais para embasar processos de tomada de decisão e, mais ainda, para conclamar e buscar convergir desejos de mudanças.

Palavras-chave: estudos de futuro; prospectiva; cenários; projeções.

The purpose of this paper is to present an overview of foresight methods and techniques, with the aim of updating the debate and highlighting the more recent approaches in the field. In revisiting these methods and techniques, we observed the need for a brief incursion in an epistemological discussion. On the one hand, we conclude that foresight studies lean toward a pragmatic standing, neglecting the epistemological rigor. This epistemological frailty can damage the field’s legitimacy as an academic and scientific endeavor. On the other hand, we observe a clear revival of foresight, with new research centers around the world, which shows that futures studies are pivotal as a base for decision making processes and for the desire for change.

Keywords: futures studies; foresight; scenarios; forecasting.

 

  acesseAcesse o sumário executivo  acesseAcesse o documento (3 MB)

 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea