Políticas agroambientais são debatidas em publicação

Políticas agroambientais são debatidas em publicação

Livro apresenta experiências de agricultura sustentável desenvolvidas no Brasil

O impacto que o crescimento da população mundial e o aumento do padrão de vida das sociedades têm exercido sobre os recursos naturais vem causando significativas mudanças no planeta, afetando o clima, a biodiversidade, a disponibilidade de recursos hídricos e a qualidade ambiental, aumentando o sofrimento das populações mais vulneráveis e colocando em risco a sobrevivência das populações futuras.

Entre os principais desafios colocados hoje para garantir o desenvolvimento futuro da humanidade está o crescimento sustentável da produção agrícola. Esse é o debate que permeia o livro Políticas Agroambientais e Sustentabilidade – desafios, oportunidades e lições aprendidas, recém-editado pelo Ipea. A publicação pretende gerar subsídios para a formulação de politicas publicas que visem a melhoria da sustentabilidade ambiental no setor agropecuário brasileiro.

Experiências
Os dez capítulos do livro são organizados em duas partes. A primeira mostra a experiência de alguns programas desenvolvidos pelo governo federal, enquanto a segunda agrega pesquisas e ações realizadas por instituições de pesquisa, universidades e ONGs. Por meio das iniciativas apresentadas, busca-se destacar, nos textos, o aprendizado de cada projeto e política, em sua trajetória como efetiva ação publica, analisando suas dificuldades e seus desafios e apresentando sugestões.

Para os organizadores da publicação, o agronegócio, apesar de sua importância econômica, ainda precisa ter suas atividades – potencialmente poluidoras – discutidas e avaliadas por uma lente critica que resulte em ações e politicas influenciadas pela ótica da sustentabilidade. Até porque, defendem, historicamente as politicas de desenvolvimento agropecuário e a politica ambiental foram desenvolvidas no país em paralelo, sem a necessária integração, resultando, muitas vezes, em ações conflitantes. As abordagens agroambientais são colocadas então como uma tentativa de integrar e articular estas duas políticas setoriais, de modo a corrigir as distorções e criar uma maior sinergia entre elas. 

Leia mais: Ipea promove seminário sobre políticas agroambientais

Baixe o livro Políticas Agroambientais e Sustentabilidade – desafios, oportunidades e lições aprendidas