Artigo de técnico do Ipea é selecionado pela Cepal

Artigo de técnico do Ipea é selecionado pela Cepal

Com texto sobre planejamento, gestão e desenvolvimento, José Celso Cardoso participa da edição comemorativa dos 50 anos do ILPES

Artigo do técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea José Celso Cardoso Jr. foi selecionado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) para participar de uma série de publicações comemorativas do 50º aniversário do Instituto Latino-Americano e o Caribe de Planejamento Econômico e Social (ILPES).

Cardoso desenvolveu o trabalho Estado, planejamento, gestão e desenvolvimento: balanço da experiência brasileira e desafios no século XXI durante uma licença-capacitação do Ipea na sede da Cepal no Chile. “Foi muito gratificante ter conseguido concluir o trabalho a que me propus nesta capacitação e, mais ainda, ter visto depois que o mesmo possuía qualidades tais que o habilitaram a ter sido considerado um dos três melhores dentre todos os candidatos que participaram das ‘Jornadas de Planificación del ILPES’, uma das atividades comemorativas dos seus 50 anos”, comemorou Cardoso.

O estudo trata da função do planejamento governamental. Segundo o autor, se entendida em seu sentido amplo e estratégico, esta função de governo se refere ao exercício consciente e deliberado do Estado (por meio de seus governantes, mas considerando as inter-relações dinâmicas presentes em nossa sociedade de mercado) sobre o conjunto de condições e requerimentos tecnopolíticos necessários ao desenho e à implementação de soluções de desenvolvimento de curto, médio e longo prazos ao país.

Neste sentido, de acordo com Cardoso, é claro que há espaço político e necessidade estratégica para uma melhor estruturação e operacionalização desta função por parte do governo brasileiro. O trabalho mostra que o país possui capacidades estatais e instrumentos governamentais poderosos para tanto. Porém, como essas coisas dependem de decisões políticas, é preciso que os partidos se apropriem dessa discussão e a incorporem em seus respectivos planos de governo, com propostas concretas para o país.