Instituto disponibiliza nova versão do IpeaGEO

Instituto disponibiliza nova versão do IpeaGEO

Software gratuito permite o desenvolvimento de análises baseadas em estatística espacial

O IpeaGEO, um dos softwares estatísticos desenvolvidos pelo Ipea, passou por reformulação. A nova versão, 2.0, apresenta novas ferramentas e algumas melhorias, entre elas, a atualização das bases de dados.
Além disso, o site da aplicação foi reformulado, ganhou novo layout e apresenta agora um tutorial para utilização do programa, assim como um espaço para dúvidas e sugestões (Fale Conosco).

Outra novidade é a possibilidade de acessar bases estatísticas específicas com dados sociais de estados, municípios, meso e microrregiões, e também malhas estaduais, municipais e regionais – malhas são “o particionamento do espaço geográfico em unidades espaciais, regulares ou irregulares, como, por exemplo, uma malha municipal”.

Software
O IpeaGEO é um software gratuito, com funcionalidades estatísticas e de georreferenciamento. Além de possuir diversas ferramentas econométricas, também permite a aplicação de análises que utilizam estatística espacial. Criado pela Assessoria de Métodos Quantitativos do Ipea - ASMEQ, o programa sintetiza e facilita o estudo e aplicação de técnicas econométricas espaciais e é uma ferramenta ideal para estudantes, professores e acadêmicos.

Conheça a página do IpeaGEO