Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
16/08/2019 18:13

Nota Técnica - 2019 - Agosto - Número 25 - Diest

Diferenças Metodológicas Entre Mapa das OSCs/Ipea e FASFIL/IBGE: Pontos Sobre as Principais Referências de Estudos Sobre as Organizações da Sociedade Civil no País

Autores: Janine Mello e Pedro Gomes Andrade

icon pdf Acesse o PDF (661 KB)  

 

   

Esta Nota Técnica tem como objetivo descrever os principais aspectos e diferenças metodológicas entre o estudo As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (FASFIL), publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a plataforma pública de dados Mapa das Organizações da Sociedade Civil (Mapa das OSCs), coordenada pelo Ipea.

De acordo com o estudo FASFIL/IBGE, divulgado em abril de 2019, havia 236 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos no Brasil em 2016. Em relação ao Mapa das OSCs/Ipea, existem 820 mil organizações no país, segundo dados do mesmo ano. Essa variação é explicada, principalmente, pela diferença entre as fontes de informação utilizadas pelos órgãos. Considerando que, apesar das diferenças entre os quantitativos apresentados, as FASFIL e o Mapa das OSCs contemplam o conjunto de entidades sem fins lucrativos pertencentes à sociedade civil, esta nota objetiva detalhar as bases de dados usadas como referência pelos órgãos, além dos procedimentos adotados na identificação e na classificação das entidades capazes de explicar as razões para a divergência entre o número de instituições presente nos dois casos.

A nota é composta por mais três seções, além desta: Aspectos gerais das FASFIL e do Mapa das OSCs; Diferenças metodológicas entre FASFIL e Mapa das OSCs e suas implicações; e Considerações finais.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea