Ipea formaliza extensão de atividades na Venezuela

Ipea formaliza extensão de atividades na Venezuela


Instituto também firmou memorando de entendimento com PDVSA e Caixa durante visita de Hugo Chávez

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada formalizou nesta segunda-feira, dia 6, a extensão de suas atividades na República Bolivariana da Venezuela e firmou um memorando de entendimento com a Petróleos de Venezuela (PDVSA) e a Caixa Econômica Federal para prestar assessoria em temas de sustentabilidade urbanística, econômica e social das regiões da Faixa Petrolífera do Orinoco e do estado de Sucre, em território venezuelano. As iniciativas foram oficializadas durante encontro do presidente Hugo Chávez com a presidenta Dilma Rousseff, em Brasília.

O Ipea esteve representado na cerimônia por seu presidente substituto e diretor de Estudos e Políticas Sociais, Jorge Abrahão. Junto à PDVSA, o Instituto deve agora definir os projetos prioritários e o programa de trabalho para o assessoramento em planejamento territorial, capacitação em políticas públicas e formulação de proposta de planos de desenvolvimento de cadeias produtivas. Para Pedro Silva Barros, representante do Ipea na Venezuela, “a proposta é transferir experiências brasileiras em políticas públicas de inclusão social e econômica que sejam completamente articuladas com a construção de um projeto comum de desenvolvimento”.

Atualmente, estão sendo desenvolvidos dois na Faixa Petrolífera do Orinoco e dois no estado de Sucre. “Na primeira área, há grande potencial para a expansão agrícola e de integração produtiva com o Norte do Brasil, particularmente com o estado de Roraima e a Pólo Industrial de Manaus. Na segunda, há novos investimentos para a produção de gás e na indústria naval, dois setores que têm tido grande desenvolvimento no Brasil nos últimos anos e que apresentam muitas possibilidades de cadeias produtivas articuladas”, afirma Pedro Silva Barros.

O Ipea foi mencionado no Comunicado Conjunto divulgado ao final da visita de Chávez a Brasília. Segundo o texto, os dois presidentes destacaram “a realização e divulgação do Informe Técnico Conjunto Ipea e Ministério do Poder Popular para Ciência, Tecnologia e Indústrias Intermediárias da Venezuela Região Norte do Brasil e Sul da Venezuela: Esforço Binacional para a Integração das Cadeias Produtivas”, e determinaram a continuidade dos estudos sobre integração entre Norte do Brasil e Sul da Venezuela e dos cursos de formação em planejamento e políticas públicas com apoio do Instituto e participação de diferentes instituições venezuelanas.