Nota Técnica - 2020 - Abril - Número 62 - Disoc

09/04/2020 19:22

Nota Técnica - 2020 - Abril - Número 62 - Disoc

Valor Impreciso por Mês Exato: Microdados e Indicadores Mensais Baseados na Pnad Contínua

Autor: Marcos Hecksher

icon pdf Acesse o PDF (906 KB)        

Qual o impacto da pandemia do novo coronavírus sobre o trabalho e os rendimentos das pessoas nos mercados formal e informal do Brasil? Essa é uma das muitas questões que poderão ser mais bem pesquisadas e respondidas se o país dispuser de dados semanais ou mensais sobre trabalho até agora indisponíveis ao público. As divulgações mensais do Ministério da Economia sobre admissões e demissões no mercado formal, registradas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), precisaram ser suspensas, pois muitas empresas deixaram de atualizar o sistema em meio à pandemia. Isso tende a aumentar a já grande demanda da sociedade pelos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa cobre os mercados formal e informal e tem mantido sua coleta durante a pandemia, graças ao empenho e à alta capacidade técnica do IBGE, que precisou rapidamente substituir as visitas às residências amostradas por entrevistas via telefone e ainda adicionou ao questionário perguntas sobre saúde.

Até o momento, o IBGE divulga trimestralmente os microdados relativos ao trimestre anterior do calendário e, mensalmente, indicadores agregados do trimestre móvel encerrado no mês anterior. Houve razões, desde o início das divulgações mensais, para optar por não divulgar indicadores nem microdados desagregados mês a mês, o que era feito até fevereiro de 2016 na Pesquisa Mensal de Emprego (PME), também do IBGE. Embora o país se tenha habituado a discutir mensalmente as notícias de altas e baixas da taxa de desemprego estimada pela PME, pesquisadores do IBGE demonstraram que suas oscilações entre meses consecutivos não eram estatisticamente significativas (Lila e Freitas, 2007; IBGE, 2015a), trazendo menos informação do que ruídos decorrentes dos erros amostrais esperados. Quando os dados vêm agregados em trimestres, estimativas precisas de variações entre meses consecutivos tornam-se impossíveis para qualquer fim e em qualquer circunstância. Só podem ser feitas estimativas de variação entre trimestres, baseadas em mais observações e com maior precisão.

Em março de 2020, entretanto, é razoável cogitar que alguns dos principais indicadores do mercado de trabalho tenham sido significativamente impactados pela pandemia. Isso levanta questões empíricas relevantes para a gestão das políticas emergenciais nas áreas de saúde, proteção social e economia. Para pesquisadores usuários dos microdados da PNADC e para toda a sociedade, que acompanha seus indicadores agregados, seria útil distinguir o que se refere a antes ou depois da chegada da pandemia ao país. Seria interessante, em particular, distinguir os dados coletados por telefone a partir da terceira semana de referência de março daqueles coletados presencialmente até então. Além disso, o primeiro trimestre de 2020 foi quando, pela primeira vez na série da PNADC, o reajuste anual do salário mínimo não foi concentrado no início do ano, mas feito em duas etapas, em janeiro e fevereiro.

Esta nota técnica propõe um método para estimar indicadores mensais a partir das bases de dados da PNADC atualmente disponíveis ao público. Entende-se que, nas circunstâncias atuais, seria oportuno que o IBGE considerasse a possibilidade de divulgar as semanas de referência ou pelo menos os meses de cada observação nos microdados da pesquisa, além de distinguir os períodos de coleta presencial e telefônica em suas divulgações de indicadores agregados.1 Mantida a forma atual das divulgações, o método aqui proposto é oferecido como alternativa para a análise de eventos que não coincidam com o início de trimestres do calendário e para a geração de indicadores mensais.

Desde o título desta nota, alerta-se que sua utilização implica aceitar maior imprecisão nos valores estimados em troca de certeza sobre os meses (ou outros períodos) a que se referem. Recomenda-se que toda aplicação do método ou divulgação de seus resultados seja acompanhada do mesmo alerta e, sempre que possível, de alguma estimativa sobre o aumento das margens de erro.