Administração Pública. Governo. Estado

Violência escolar e urbana, agricultura e saúde pública concentram artigos da revista PPP

O número 63 da publicação do Ipea traz oito artigos científicos inéditos, que vão contribuir para promover o debate público

A edição da revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP) de número 63 reúne oito artigos científicos inéditos com o objetivo de contribuir para o debate no Brasil, tendo em vista a relevância dos diversos temas relacionados à avaliação de políticas governamentais diretamente ligados ao interesse público. Os artigos da revista que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publica nesta sexta-feira (20) se concentram em três grupos distintos, que tratam dos temas educação, agricultura e saúde pública. Entre os dois primeiros grupos temáticos, um artigo faz uma interface entre ambos, abordando educação e política agrícola.

No tema educação, o pesquisador do Ipea Mário Jorge Mendonça, que edita a PPP junto com o coeditor Márcio Bruno Ribeiro, destacou o estudo assinado por Jéssica Antunes de Oliveira e Kalinca Léia Becker, que analisam os efeitos da violência escolar e urbana sobre o desempenho dos alunos das escolas públicas do Rio Grande do Sul. As autoras construíram índices de violência e de criminalidade das escolas com base na metodologia de análise fatorial. Os resultados indicam acentuado efeito negativo sobre o desempenho escolar, evidenciando a necessidade de ações públicas, para reduzir a violência urbana e nas escolas.

Passando para o tema agricultura, a revista traz o artigo dos autores Emanoel Márcio Nunes e Paulo Sidney Gomes Silva, que avaliam a evolução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal no contexto da agricultura familiar e sua relação com regimes alimentares, nos dez territórios rurais do Rio Grande do Norte. Conforme mostra o artigo, nos territórios onde mais agricultores obtiveram acesso ao PAA, os resultados foram devido ao esforço de diversificar a produção e à melhor estrutura de organização coletiva dos agricultores familiares, especialmente, associações e cooperativas.

Na interface entre esses dois temas, o artigo de Lilian Bastian, Fábio Alves, Sandro Pereira Silva e Alexandre Valadares visa responder se as redes sociais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em municípios com características similares às da agricultura familiar são de fato uma das principais explicações para a magnitude da introdução de gêneros alimentícios nesse mercado institucional. Os autores aplicaram a análise de redes sociais para identificar e interpretar padrões de relações entre atores. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, que os municípios que incluem em menor proporção os itens da agricultura familiar nas refeições servidas nas escolas exibem envolvimento inferior dos atores nas redes sociais nas ações inerentes ao Pnae.

Já no tema relacionado à saúde pública, o artigo de Priscila Soares dos Santos, Évilly Bezerra, Lázaro Cézar Dias, Fernanda Lisbinski e Daniel Coronel procurou identificar se fatores sociodemográficos têm efeito sobre a evolução dos quadros de infectados pela Covid-19 no Brasil. Combinando informações de uma pesquisa exploratória quantitativa e dados secundários do Ministério da Saúde (MS), o estudo mostrou que as condições socioeconômica e de saúde e a localização geográfica podem afetar o desfecho de Covid-19 no país. Segundo Mendonça, chamou atenção os povos indígenas, que têm maior chance de falecer sem receber tratamento intensivo, na comparação com pacientes brancos. No geral, a chance de desenvolvimento de casos graves da doença e de receber um tratamento intensivo diverge de acordo com a região do país em que o paciente reside.

Acesse a íntegra da Revista PPP nº 63

Comunicação - Ipea
(21) 3515-8704 / (21) 3515-8578
(61) 2026-5501
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.