A IMPLEMENTAÇÃO MUNICIPAL DAS POLÍTICAS SOCIAIS:

UMA ANÁLISE ESPACIAL

Autores

  • Pedro Cavalcante

Palavras-chave:

implementação, política social, governos locais, análise espacial

Resumo

O objetivo deste artigo é desenvolver uma abrangente análise exploratória de dados acerca do desempenho das prefeituras na implementação das políticas de educação, saúde, assistência social e habitação. Neste sentido, o estudo formula índices sintéticos das dimensões de capacidade institucional – aspectos como estruturação dos órgãos, articulação e instrumentos de gestão, e de provisão de serviços, mediante a aplicação de análise de componentes principais. Com base nestes indicadores, procede-se à análise descritiva básica, bem como de dependência espacial global e local, visando identificar o grau e os padrões de concentração espacial. Os resultados confirmam o alto grau de variabilidade no desempenho das prefeituras, desigualdades entre regiões do país e baixo padrão de dependência espacial entre os municípios, tanto nas dimensões quanto nas políticas públicas selecionadas.

Biografia do Autor

Pedro Cavalcante

Doutor em Ciência Política (UnB), Especialista em políticas públicas e gestão governamental do Ministério do Plane­jamento, Orçamento e Gestão (MP), Diretor de comunicação e pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

Downloads

Publicado

2022-01-12

Como Citar

Cavalcante, P. (2022). A IMPLEMENTAÇÃO MUNICIPAL DAS POLÍTICAS SOCIAIS:: UMA ANÁLISE ESPACIAL. Planejamento E Políticas Públicas, (42). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/485