ALFABETIZAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR:

UMA ANÁLISE DE INTERVENÇÕES RECENTES EM MINAS GERAIS

Autores

  • Flávia Chein Departamento de Economia/UFJF
  • Victor Nascimento de Faria Faculdade de Economia/UFJF

Palavras-chave:

Prova Brasil, Minas Gerais, “PIP/ATC”, “Acelerar para Vencer”, alfabetização, educação

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o efeito do Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC) no desempenho dos alunos do 5o ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Minas Gerais, bem como os possíveis efeitos do programa Acelerar para Vencer. O método de análise utilizado foi o de diferenças em diferenças. Os dados são extraídos da Prova Brasil e do Censo Escolar, ambos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para os anos de 2007, 2009 e 2011. Os resultados indicam que o programa conseguiu elevar a proficiência dos alunos em matemática e língua portuguesa, principalmente entre 2007 e 2009.

Biografia do Autor

Flávia Chein, Departamento de Economia/UFJF

Professora Adjunta IV, Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ2-CNPq

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Publicado

2022-01-05

Como Citar

Chein, F., & de Faria, V. N. (2022). ALFABETIZAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR:: UMA ANÁLISE DE INTERVENÇÕES RECENTES EM MINAS GERAIS. Planejamento E Políticas Públicas, (46). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/552