As inscrições para o prêmio Melhores Práticas Ambientais no Nordeste, da Sociedade Nordestina de Ecologia, estarão abertas até o dia 20 de março. Podem participar organizações da sociedade civil, empresas, instituições de ensino e órgãos do poder público que desenvolvam iniciativas de preservação ambiental, uso sustentável de recursos naturais, desenvolvimento, aplicação de tecnologias ecologicamente correta, e de educação ambiental, no Nordeste.
O objetivo do prêmio é reconhecer e divulgar práticas exitosas, realizadas individualmente, ou em grupo, por essas instituições, valorizando-as, e difundindo as experiências. Em função disso, as doze melhores práticas (três em cada categoria: sociedade civil, empresas, instituições de ensino e pesquisa, e poder público) não vão receber prêmios em dinheiro, mas um documento de reconhecimento público, durante o 11º Congresso Nordestino de Ecologia, que acontecerá de 10 a 14 de maio, no Recife (PE). As práticas serão também relatadas no livro "Melhores Práticas Ambientais no Nordeste", que tem lançamento previsto para o dia 5 de junho de 2006, Dia do Meio Ambiente.
Cada proponente pode inscrever, no máximo, três trabalhos, mas apenas um deles poderá ser premiado. Entre os critérios de seleção estão os resultados alcançados pela experiência, impacto social, impacto ecológico positivo, potencial de difusão, envolvimento da população com a ação, bem como as sustentabilidades econômica, ecológica e social.
Documentos que enriqueçam a análise da experiência devem ser enviados diretamente à Sociedade Nordestina de Ecologia, dirigidos à Coordenação Executiva do Prêmio Melhores Práticas Ambientais no Nordeste (Av. João de Barros, 923, Sala 503, Boa Vista, Recife-PE, CEP 50050-470). Informações: (81) 3222-1724 ou no site da Sociedade Nordestina de Ecologia. |