O Gife realizará, em parceria com o Centro de Estudos do Terceiro Setor da Fundação Getulio Vargas (CETS/FGV), uma série de eventos sobre "Financiamento do Terceiro Setor". O encontro terá início dia 22 de novembro, em São Paulo, e contará com a presença da coordenadora da Pesquisa Ação Social das Empresas e diretora de estudos sociais do Ipea, Anna Maria Peliano, que apresentará um panorama sobre o financiamento do terceiro setor, baseado em dados de pesquisas recentes. Além de Anna Peliano, estarão presentes ao encontro o representante da Fundação Avina para a região Sudeste e Distrito Federal, Francisco Azevedo, que falará sobre a visão das organizações que realizam investimento social privado; e o coordenador do CETS/FGV, Luis Carlos Merege, que falará de como as ONGs se sustentam no Brasil, com apresentação dos resultados do primeiro censo realizado no país.
Na seqüência, a diretora técnica da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, tratará do papel das agências internacionais no financiamento do terceiro setor; a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Maria Helena Guimarães Castro, falará sobre a relação entre o poder público e o terceiro setor em termos de financiamentos de iniciativas da sociedade civil; e o diretor de relações internacionais da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), Sérgio Haddad, abordará a perspectiva das ONGs sobre a situação atual do fluxo de recursos para o terceiro setor.
Esse encontro inaugural será seguido de outros cinco eventos: os próximos quatro, a serem realizados nos meses de março, abril, maio e junho de 2006, serão restritos a especialistas de cada setor e vão produzir conhecimento sistematizado sobre o financiamento do terceiro setor, seus desafios e oportunidades, contemplando as demandas e necessidades atuais. O evento final, que acontecerá em agosto de 2006 e será, aberto ao público, apresentará conclusões e propostas. O objetivo é que as discussões gerem uma publicação que apresente uma visão crítica sobre a questão do financiamento do terceiro setor no Brasil atualmente, apontando alternativas para o modelo vigente.
A idéia do evento surgiu a partir da percepção da necessidade de traçar um panorama sobre quais são as principais fontes de financiamento na área social, como se dá o fluxo dos recursos e como otimizá-lo, identificar desafios e oportunidades de captação e financiamento e apontar caminhos para o amadurecimento da relação entre financiados e financiadores.
O secretário geral do Gife, Fernando Rossetti, lembra que o terceiro setor está em grande expansão desde a década de 90, porém, a falta de uma visão mais sistêmica sobre ele muitas vezes provoca concentração de investimentos em determinadas áreas ou organizações e falta de recursos em outras. "Um seminário sobre o financiamento do terceiro setor é hoje crucial para que comecemos a construir, na sociedade civil organizada em geral e no setor de investimento social privado em particular, essa visão sistêmica, de maneira a dar mais qualidade e sustentabilidade às ações que estão sendo desenvolvidas - seja as de grande porte, seja as capilares."
Para mais informações, escreva para cets@fgvsp.br ou acesse o Mapa do Terceiro Setor. Caso queira ligar, o telefone é (0XX) (11) 3281-7892.
|