Estuda os principais conceitos que definem a responsabilidade social corporativa e reflete sobre o papel das empresas na sociedade onde estão inseridas.
Fatores críticos no êxito da gestão de projetos de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (Dlis). (Henriette Mariacy Krutman - Doutorado em Ciências - COPPE/UFRJ - 2004) Analisa os fatores críticos (práticas e variáveis intervenientes) facilitadores e restritivos ao desenvolvimento exitoso de projetos de DLIS e apresenta um conjunto de práticas cuja generalização analítica estende-se ao universo de projetos de DLIS desenvolvidos no Brasil.
Empreendedorismo social: um processo emConstrução: estudo de caso de três empresas gaúchas. (Vitor Liberman - Mestrado em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 2004) Análise das dificuldades encontradas em três organizações gaúchas em suas ações sociais junto à comunidade. O estudo também se propôs a caracterizar as ações sociais, procurando identificar se as organizações estão realizando ações com enfoque predominantemente clientelista, emancipatório ou transformador.
A Responsabilidade Social da Contabilidade. (Robson Perrú Belisario - Monografía de final de curso em Ciências Contábeis - Universidade de Brasília - 2003) Estuda a participação da Classe Contábil na área social. O objetivo desse estudo é mostrar que a Contabilidade possui ferramentas de gestão empresarial capazes de fazer com que as empresas contribuam para diminuior as desigualdades sociais.
Desenvolvimento sustentável e responsabilidadesocial: um estudo de caso no grupo O Boticário. (Lúcia Cristina Bonkoski Buffara - Mestrado em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina - 2003) Estuda o posicionamento da empresa O Boticário frente ao desenvolvimento sustentável, com ênfase na responsabilidade social e ambiental, bem como o impacto de suas ações frente à sociedade. Avaliação de como este paradigma de gestão está inserido na filosofia da empresa e se o mesmo tem proporcionado vantagem competitiva.
A Filantropia empresarial: nem caridade, nem direito. (Nathalie Beghin - Mestrado em Serviço Social. Universidade de Brasília, Brasília, 2003) A partir da constatação do maior envolvimento, nos últimos anos, das grandes empresas no financiamento ou na execução de atividades de combate à pobreza promove a inclusão social, o estudo procura responder a pergunta: as "empresas cidadãs" ou "socialmente responsáveis" , como elas se qualificam, atuam no sentido de fortalecer a cidadania e a justiça social?
A Particularidade da Responsabilidade Social no Setor Sucroalcooleiro de Alagoas (Rita de Cássia Murta Rocha Soares - Mestrado em Serviço Social - Universidade Federal de Pernambuco - 2003) Analisa a responsabilidade social no setor sucroalcooleiro, procurando conhecer a emergência e a trajetória da legislação que conduz a prática da assistência social ao trabalhador da cana-de-açucar.
O Negócio da Ética: um estudo sobre o Terceiro Setor Empresarial. (Maurício França Fabião -Monografia de final de curso em Ciências Sociais - UERJ - 2002) Analise da interação entre empresa e sociedade civil, no estado do Rio de Janeiro.
Ética, Transparência e Responsabilidade Social Corporativa. (Cid Alledi Filho - Mestrado em Sistemas de Gestão - UFF - 2002) Define, relaciona os tópicos, sugere um modelo de implantação e demonstra a finalidade e a importância da responsabilidade social nas organizações.
Organizações do Terceiro Setor: Estratégias para Captação de Recursos Junto às Empresas Privadas. (Miriam Gomes Vieira de Andrade -Mestrado em engenharia de Produção - UFSC - 2002) Analisa, identifica e categoriza as estratégias de captação de recursos junto às empresas privadas, utilizadas por organizações do terceiro setor que atuam na área de assistência social.
Auxílio Alimentação: do Papel à Cédula, uma nova estratégia de utilização. Uma proposta de restaurante em Universidade pública. (Nelcy Ferreira da Silva - Mestrado em Saúde e Segurança do Trabalho - UFF - 2002) Propõe a criação de um restaurante universitário competitivo (RUC). A hipótese construída foi a de que, com o uso de ferramentas de gestão adequada, o RUC fosse freqüentado por servidores da universidade, que utilizando o auxilio alimentação, adquirissem refeições de qualidade, quanto aos aspectos nutricional e higiênico sanitário, servidas ao preço máximo do beneficio, gerando recursos financeiros para subsidiar o já instalado restaurante universitário.
Samba e Solidariedade: Capital Social e Parcerias na Favela da Mangueira. (Maria Alice Nunes Costa Doutorado - UFRJ) Análise sobre o programa de política social implantado na favela da Mangueira, nas últimas duas décadas, entendendo-o como uma resultante de convergência de fatores que envolvem: as transformações nas formas de gestão pública nas cidades brasileiras, a mudança na cultura empresarial e a existência de laços comunitários em torno da Escola de Samba da Mangueira.
<?xml:namespace prefix = o /> |