Pela segunda vez, o Instituto Ação Empresarial e a Aliança Interage promovem, em conjunto, o Prêmio Parcerias. A iniciativa vai beneficiar empresas privadas e organizações não governamentais que desenvolvem, em parceria, trabalhos e projetos nas áreas de educação, geração de renda e preservação do meio ambiente. A idéia é incentivar as parcerias entre estes dois setores. O prêmio é destinado a empresas e ONGs que tenham ações e representações no Nordeste, região brasileira que possui grande contraste social e econômico.
Em 2008, o concurso foi lançado em cinco estados - dois a mais que na primeira edição, em 2005. Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Maranhão são os contemplados, mas iniciativas de todos os nove estados nordestinos podem participar. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 31 de janeiro. O formulário para inscrição e o regulamento podem ser encontrados no site do Prêmio, no endereço www.parcerias.org.br.
Em 2005, na primeira edição, houve 60 projetos inscritos. Para este ano, a expectativa dos organizadores é ampliar o número. Os participantes podem concorrer em duas categorias: Principiantes, para projetos iniciados há menos de um ano; e Consolidadas, para os trabalhos que estão sendo desenvolvidos há mais de um ano. Serão selecionados até cinco projetos na categoria principiante, que receberão, cada um, 10 mil reais e até cinco projetos na categoria consolidada, que receberão, cada um, 5 mil reais. O valor do prêmio deverá ser usado na continuidade ou na ampliação do projeto vencedor. O prêmio faz parte do Programa Parcerias.
Além do concurso, o programa também realiza fóruns, articulações locais, mesas de parcerias e oficinas de aprendizagem. Tudo para promover intercâmbios, estimular o trabalho em conjunto entre empresas e organizações da sociedade civil e capacitar as pessoas, buscando, assim, o fortalecimento na atuação da parceria. Mais informações no site: www.parcerias.org.br
|