Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Ranking do Ambientalismo identifica setores-chave em sustentabilidade

Dados preliminares do Monitor de Reputação Empresarial 2007, feito pela empresa de pesquisa de mercado e opinião publica Market Analysis, revela como os consumidores brasileiros percebem a participação das companhias nas questões de meio ambiente e responsabilidade social. De acordo com o estudo, empresas do setor químico (78%), centrais nucleares (77%) e produtoras de carvão (74%) ocupam as três primeiras posições do ranking de empreendimentos mais prejudiciais ao meio ambiente, segundo os consumidores.

Em seguida aparecem  as petroleiras com 69% e as mineradoras, 67%, as montadoras de automóveis (61%), empresas de alumínio (53%) e fornecedoras de gás natural (47%). De acordo com o levantamento, cerca de oito em cada dez brasileiros enxergam as empresas atuantes nesses setores como responsáveis por danos ao ecossistema. Para os entrevistados, o mercado de informática/TI (31%) e financeiro (19%) são as que causam menor impacto, ocupam os dois últimos postos.

Para Fabián Echegaray, diretor da Market Analysis, em um contexto de alta visibilidade e sensibilidade sobre a questão ambiental e as mudanças climáticas, os consumidores estão amadurecendo as opiniões sobre o assunto. "Percebe-se que a população está se preocupando em beneficiar, ou não, com seu poder de compra empresas ambientalmente responsáveis, assim como também tolerar - quando não apoiar abertamente -, uma maior intervenção do governo na esfera privada. O objetivo é minimizar prejuízos ambientais. Além disso, o fato de uma empresa ou setor ser visto como passivo ambiental ou ter culpa pelo aquecimento global, representa um claro fator de risco", explica Echegaray.

Realizado anualmente desde 2003 pela Market Analysis, versão 2007 do Monitor de Reputação Empresarial  apresenta os resultados de 802 entrevistas realizadas no domicílio do entrevistado, com adultos (18-69 anos), residentes em oito capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.  O estudo foi feito em maio e junho de 2007.

As empresas interessadas em conhecer mais detalhes da pesquisa e as marcas que foram indicadas pelos consumidores devem entrar em contado pelo e-mail info@marketanalaysis.com.br.
Para visualizar o ranking completo dos setores, acesse: http://www.s2.com.br/s2arquivos/477/multimidia/207Multi.ppt

A Market Analysis realiza estudos contínuos sobre Reputação Empresarial e Responsabilidade Social. Afiliada da Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa) e da Esomar (Associação Mundial das Empresas de Pesquisa de Mercado), a empresa conta com uma equipe multidisciplinar formada por sociólogos, cientistas políticos, publicitários e estatísticos, que utilizam os mais modernos métodos de pesquisa: quantitativas e qualitativas, desk research, mystery shopping e estudos de inteligência competitiva, análise de dados e datamining.

Fonte: Pauta Social

 


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos