O Instituto de Responsabilidade e Investimento Social - IRIS promoverá no dia 21 de agosto, a segunda Roda de Diálogo com empresários baianos com o objetivo de discutir o tema da responsabilidade social no estado da Bahia como forma de fomentar entre esses gestores práticas sociais responsáveis.
No evento, serão debatidos os temas da Intencionalidade e Envolvimento dos Gestores. A temática da Intencionalidade conceitua um empresário como responsável quando ele se dirige à melhoria da qualidade de vida e diminuição das iniqüidades sociais, sem cogitar interesses pessoais ou somente o retorno de imagem à empresa. O tema do Envolvimento dos Gestores explica que a adesão do empresário a uma causa social deve acontecer do mesmo modo que o seu envolvimento com seus assuntos comerciais.
Segundo Izabel Portela, superintendente do Instituto IRIS, o evento é uma oportunidade de definir novos rumos para a Responsabilidade Social na Bahia. "Notamos que existe uma diferença entre o discurso e a prática na realização da Responsabilidade Social, o que dificulta o êxito dos investimentos. O encontro com empresários definirá novas estratégias para o melhor aproveitamento dos recursos alocados na área social" afirmou.
O evento, que ocorrerá no Palácio da Aclamação, terá como palestrante o executivo Marconi Oliveira - Dow Química - BA e o diretor da URPLAN Carl Hunfred Hanuenshild. Para o debate, estarão presentes o diretor de programas sociais da América Latina e Caribe Andrés Tomphson, a professor da UFBA Francisco Teixeira, e a presidente da Cipó Comunicações, Anna Penido, além de organizações não-governamentais, empresários da indústria e comércio, membros da sociedade civil e pesquisadores.
Projeto
A iniciativa faz parte do Projeto ASCENDER, financiado pela Fundação Kellogg, que visa fomentar a prática da responsabilidade social entre empresários do estado da Bahia. O Projeto, ao todo, prevê quatro rodas de diálogos e dois Fóruns. Todos os eventos serão registrados para uma publicação do histórico de todas as discussões e propostas pensadas ao longo do processo.
Fonte: Pauta Social |