Os brasileiros que apresentam maior grau de consciência em seus hábitos de consumo são mais ativos em prestigiar empresas que praticam a responsabilidade social do que em punir aquelas que não são socialmente responsáveis. É o que revela a pesquisa "Consumidores Conscientes: o que pensam e como agem", lançada pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente.
Realizada no início deste ano, a pesquisa ouviu 600 consumidores comprometidos e conscientes nas cidades de São Paulo (300), Porto Alegre (150) e Belo Horizonte (150), para aferir seus valores e comportamentos de consumo. Do total de entrevistados, 41% disseram ter o hábito regular de divulgar empresas que consideram socialmente responsáveis e 36% declararam incentivar freqüentemente outras pessoas a comprar produtos de empresas socialmente responsáveis. Por outro lado, o índice de consumidores que deixam de comprar produtos para punir as empresas é de 28%.
O Instituto lançou também o resultados do levantamento "Responsabilidade Social Empresarial: o que o consumidor consciente espera das empresas", realizada no mesmo período e com as mesas pessoas. A pesquisa revelou que os consumidores mais conscientes acham que "a Responsabilidade Social começa em casa": das onze ações mais valorizadas pelo público pesquisado, dez se referiam ao papel da empresa como empregadora.
O estudo fez pela primeira vez um ranking da importância dada pelo consumidor em relação a 60 práticas e políticas emblemáticas da Responsabilidade Social das Empresas Brasileiras: as Referências Akatu-Ethos. Revelou-se também que nenhum item foi considerando "sem importância" pelo público.
Os levantamentos foram realizados no mês de janeiro com patrocínio da Nestlé Brasil e permitem a identificação das relações de valor entre a empresa e o consumidor em razão das práticas de responsabilidade social, além de apresentar um amplo perfil sócio-comportamental dos consumidores brasileiros com maior grau de consciência.
Instituto Akatu pelo Consumo Consciente
Criado no dia 15 de março de 2001, Dia Mundial do Consumidor, no âmbito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que mobiliza a sociedade para o consumo consciente. A palavra "Akatu" vem do tupi e significa, ao mesmo tempo, "semente boa" e "mundo melhor". Traduz a idéia de que o mundo melhor está contido nas ações de cada indivíduo.