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Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

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Notícias |
Livro aborda a comunicação de interesse público |
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Desde o final do século XX, responsabilidade social de empresas e atuação responsável de governos passaram a ser pré-requisitos e geraram uma nova forma de comunicação, voltada para melhorar a vida e a percepção do mundo das pessoas às quais se direciona. Casos de sucesso de grupos que exerceram uma comunicação consciente e colheram bons resultados estão no livro "Comunicação de Interesse Público". Organizada por José Roberto ("Bob") Vieira, a obra conceitua essa nova modalidade de relacionamento entre organizações e seu público, voltada para melhorar a vida e a percepção do mundo das pessoas às quais se direciona. O principal diferencial da comunicação de interesse público é seu foco, que não objetiva apenas exaltar os feitos sociais de uma empresa ou governo, agregando assim valor à sua imagem. Esse tipo de ação busca um efeito concreto em seus receptores, contribuindo para aumentar de alguma forma sua qualidade de vida. Vieira trabalhou no governo federal, onde foi chefe da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde e Secretário de Estado de Comunicação de Governo da Presidência da República, empreendendo ações de comunicação de interesse público. Porém foi ao voltar ao mercado, em 2003, que percebeu a importância dessas ações de comunicação para agregar valor às marcas. Ele aponta que a maioria das empresas tem acesso hoje a uma publicidade de ponta e que um forte diferencial na formação de sua imagem passou a ser as ações de interesse público que realizam. Vieira exemplifica: "Uma empresa tem que pagar imposto de renda, é uma obrigação, assim como tem que respeitar o meio ambiente, não contratar menores e tudo mais. Empresas que começaram a fazer uma comunicação além, não preocupada apenas com seu target, mas também com um segmento maior da população, agregaram valores muito importantes para a marca". Casos de sucesso Um dos casos que o livro aborda é o da Chevron, multinacional do petróleo que lançou a campanha Willyoujoinus ("Você se juntará a nós?"), propondo um debate amplo sobre a matriz energética utilizada pelo homem e sobre o futuro do planeta. Por meio de fóruns ou debates online, a empresa buscou opiniões de cidadãos e consumidores, procurando alternativas para uma questão de interesse mundial. A Chevron rompeu assim o modelo tradicional de campanhas de responsabilidade social, onde as empresas apresentam à sociedade o que estão fazendo e que vale a pena ser divulgado. Lançando um debate aberto, os principais beneficiários foram a sociedade e o planeta, agregando valor de forma secundária, mas extremamente eficiente, à empresa. O autor aponta que, por excelência, os governos são os principais atores no campo da comunicação institucional. No Brasil, o caso da luta contra a Aids, que obteve resultados concretos, é um bom exemplo de comunicação de interesse publico no âmbito governamental e foi um dos casos apresentados no livro. Atuando em diversas frentes e de formas especificas com diferentes públicos-alvo, o país foi bem-sucedido em reduzir suas taxas e se cristalizou como exemplo mundial de combate à doença. Sucessivos governos mantiveram, desde 1987, campanhas de comunicação com esse objetivo, realizando campanhas destinadas a caminhoneiros, profissionais do sexo, foliões no carnaval e muitos outros grupos. Outra experiência de sucesso estudada é o caso do parlamento escocês, que, utilizando a Internet, ofereceu meios para que seus cidadãos participem ativamente do processo político do país. "Essa experiência vai provocar uma revolução nas relações com a população, o (parlamento) alemão já esta adotando esse modelo. (O parlamento escocês) foi formado em 1999, já nasceu na Internet e com uma sociedade desenvolvida. Com as constantes crises entre representantes e representados, isso mais cedo ou mais tarde aconteceria", aponta Vieira. O autor, contudo, aponta que tal iniciativa dificilmente seria bem-sucedida no Brasil de hoje, pois "já temos um problema na origem. Temos tantas limitações em nosso processo político que precisamos resolver a questão da representação antes de qualquer coisa", afirma. Serviço
"Comunicação de Interesse Público", de José Roberto Vieira da Costa e outros autores Editora Jaboticaba Preço sugerido:R$ 34,00 160 páginas |
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