As principais empresas de Telecomunicações no Brasil vão assinar um documento, no próximo dia 18, assumindo o compromisso de promover ações concretas de Responsabilidade Social. Denominada Carta de Sustentabilidade do Setor de Telecom, o acordo será nos mesmos moldes do promovido, em 2002, pela ETNO (European Telecommunications Network Operators' Association), envolvendo as principais empresas européias. A assinatura acontecerá durante o evento TELECOM SOCIAL, no Pavimento de Convenções do Edifício RB1, à Avenida Rio Branco nº 1, Centro do Rio, das 8h30 às 12h30 horas.
O encontro anual que promove debates sobre políticas, metas e projetos de responsabilidade social também contará com o lançamento do Balanço Social das Telecomunicações. A publicação apresenta um panorama das ações sustentáveis das empresas no país, resultados e análises do setor e tem por objetivo analisar, divulgar e estimular as ações e estratégias desenvolvidas pelo setor de modo que seja possível estabelecer um paradigma de atuação social. Assim como, através da publicação, criar um parâmetro para futuros investimentos nas áreas sociais e culturais por parte das empresas e fomentar a troca de experiências entre elas.
Promovido pela Associação Brasileira de Telecomunicações (TELECOM) e a Ananã Produções, o evento contará a participação das seguintes associações setoriais: Abinee; Abrafix; ABTA; ACRJ, CREA, e Telebrasil - Sindtelebrasil.
Balanço Social
Esta edição do Balanço Social das Telecomunicações consiste em uma pesquisa sobre os trabalhos sociais realizados no ano de 2006 pelas empresas do setor das telecomunicações. Com 120 páginas, o Balanço Social apresenta introdução; metodologia; análise da responsabilidade social do setor com dados qualitativos e quantitativos; projetos/programas sociais e missão social das empresas participantes.
Os projetos sociais são apresentados por capítulos divididos em diferentes áreas, tais como: Saúde / Educação / Comunidade / Meio Ambiente / Esporte / Inclusão Digital / Cultura (cinema, música, espaço cultural, teatro e dança).
Para mais informações, acesse o site da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telecom).
|