Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Executivos estão familiarizados com o conceito de responsabilidade social

Os executivos brasileiros estão bem familiarizados com o conceito de responsabilidade corporativa, mas a prática ainda deixa a desejar. Foi o que mostrou um estudo conduzido em três setores da economia brasileira - papel e celulose, alimentos e bebidas; e energia elétrica. A pesquisa foi feita pela escola de negócios suíça Institute for Management Development (IMD) e pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), entidade sem fins lucrativos voltada à pesquisa.
  
A pesquisa foi realizada com 15 empresas, cinco em cada ramo de atuação. O setor de papel e celulose apareceu com destaque com práticas mais avançadas, como investimentos em pesquisa e aprimoramento genético de espécies, gestão ambiental e inserção de pequenos produtores na cadeia de fornecedores, por meio de programas de fomento florestal.
  
A responsabilidade corporativa, conceito que alia a gestão de uma empresa com boas práticas sociais e ambientais, não aparece como prioridade entre os produtores de alimentos e bebidas. Entre as empresas de energia elétrica, essas práticas também não aparecem de maneira sistemática.

"Em linhas gerais, podemos dizer que a questão ambiental preocupa as empresas, mas a atuação social ainda carrega um ranço paternalista. Muitas empresas ainda direcionam recursos para projetos filantrópicos", diz Clarissa Lins, coordenadora do estudo da FBDS.

A pesquisa foi realizada durante um ano e ouviu 84 executivos ligados às empresas. Faz parte de um estudo maior conduzido pelo IMD em todo o mundo, cujo objetivo é mapear as práticas de sustentabilidade das companhias. Entre os executivos ouvidos, 54% disseram estar familiarizados com o tema, e 60% declararam ter muita disposição de implementar o conceito.

Um dos principais desafios, segundo Clarissa, é incorporar o conceito da sustentabilidade - um novo modelo de gestão capaz de trazer ganhos ao mesmo tempo econômicos, sociais e ambientais - no dia-a-dia dos negócios. "As empresas que têm o conceito mais arraigado são aquelas com presença nos mercados externos, que exportam, ou subsidiárias de grandes multinacionais, que cumprem diretrizes da matriz", diz.

Fonte: Estado de S. Paulo, 31/05/2006

 


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos