*Adelita Adiers
Uma simples atitude que pode mudar a vida de muita gente. Os incentivos fiscais disponibilizados pelo governo, muitas vezes são desconhecidos pela grande maioria da população. O imposto de renda, vilão na vida financeira de muitas pessoas, pode ser encarado como oportunidade de ajudar, basta uma simples atitude. As empresas, e não somente elas, mas sim todos os contribuintes, pessoas físicas e jurídicas podem doar parte do imposto de renda devido, no momento da declaração, para instituições de cunho social, assistencial ou cultural, e desta forma contribuir com o desenvolvimento da comunidade local. As pessoas jurídicas podem realizar a doação de 1% do IR devido, já as pessoas físicas podem doar até 6% do IR devido no momento da declaração.
Instituições como o FIA - Fundo da Infância e Adolescência, são um dos grandes beneficiados com esta prática, principalmente pelas empresas, que conscientes de sua responsabilidade social repassam recursos e contribuem com a melhoria dos serviços às crianças e adolescentes. Mas esta prática ainda é muito restrita. As empresas, podem ampliar esta prática, realizando campanhas informativas e de conscientização junto aos seus colaboradores, para que realizem a doação no momento da declaração. Práticas a nível nacional já demonstram que esta iniciativa transforma-se em resultados efetivos. Vamos transformar Imposto de Renda em Responsabilidade Social! IR - Iniciativa Responsável.
Informe-se com um profissional de contabilidade e conheça os procedimentos Conheça o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de sua cidade e saiba das necessidades e formas de contribuir. É uma oportunidade de contribuirmos com o poder público, garantindo que crianças e adolescentes do nosso município sejam assistidos com maior e melhor qualidade. O período de declaração do Imposto de Renda inicia no mês de março.
*Adelita Adiers é assistente social, especialista em Responsabilidade Social e Gestão. |