Em entrevista ao site Mobilizadores COEP, Raul Pinho, diretor-executivo do Instituto Trata Brasil - entidade criada em outubro de 2002 e que reúne várias empresas, entidades e personalidades para garantir a universalização do saneamento em nosso país - diz que somente por meio da mobilização de vários setores da sociedade é possível cobrar das autoridades a universalização do acesso ao saneamento básico.
"Uma vez que a comunidade esteja engajada, certamente cobrará ação das autoridades e a efetiva alocação de verbas para a ampliação da coleta e tratamento de esgoto. A começar pelo próprio bairro onde vive, participando das decisões de planejamento e cobrando resultados. Nosso desejo é que esse movimento cresça até atingir todas as esferas governamentais", afirma
O Instituto Trata Brasil foi concebido a partir da constatação de que a universalização do saneamento no país é essencial para melhorar os seus indicadores de desenvolvimento humano. O movimento é uma ação de responsabilidade socioambiental que pretende reunir o maior número possível de empresas, entidades e personalidades de diversos setores, para atuar como multiplicadores e 'embaixadores' do movimento pela universalização do saneamento em âmbito nacional. Atualmente, no Brasil, apenas 48% da população têm acesso à rede geral de esgoto e para alcançar a universalização do saneamento é necessário aplicar um total de R$ 220 bilhões ou cerca de R$ 11 bilhões por ano durante 20 anos.
Leia a íntegra da entrevista. |