A ONG Pró-Social, recém-criada, se propõe a capacitar e fortalecer outras ONGs e microempresas. Lançada no Rio pela consultora e professora da PUC-Rio Silvina Ramal e pela educadora Andrea Ramal, o objetivo da Pró-Social é dar formação técnica, consultoria e incentivar a formação de redes de empreendedores, com a ajuda de voluntários de empresas privadas. A nova ONG conta com apoio da Fundação Internacional Avina e da ID Projetos Educacionais e parcerias como o Comitê para Democratização da Informática (CDI).
Silvina Ramal acompanha há alguns anos o trabalho de ONGs e pequenas empresas surgidas em comunidades de baixa renda, e percebe um problema recorrente: o pouco conhecimento na área de gestão leva à perda de recursos, resultados tímidos, frustração. A má gestão faz com que muitas ONGs só durem até acabar o primeiro financiamento.
A meta da Pró Social é fazer com que o público atendido obtenha resultados melhores com seu trabalho. Silvina Ramal usa como modelo de gestão a ID- Projetos Educacionais, empresa fundada por ela e por Andrea Ramal, há quatro anos. Nascida com o estímulo da incubadora da PUC-Rio, a ID cresceu e hoje atende a empresas como a Fundação Roberto Marinho, a Petrobras e a Companhia Vale do Rio Doce.
A Pró-Social já está desenvolvendo um projeto de formação de empreendedores de baixa renda contratado pelo Instituto Kolping do Uruguai. O primeiro projeto do Rio também está em andamento: a organização selecionará nos próximos dias grupos de empreendedores para realizar um trabalho piloto de formação de empreendedores. O segundo grande projeto é a Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio. "É preciso trabalhar para que os projetos sociais nascidos na comunidade sejam eficazes", diz Silvina.
A organização espera obter apoio de voluntários que queiram trabalhar como consultores. Os interessados em participar como voluntários ou parceiros, ou que desejarem mais informações devem acessar o site www.pro-social.org ou entrar em contato pelo telefone (21) 2533-4547.
|