Cerca de 100 especialistas em tecnologia da informação estão reunidos em El Salvador, na América Central, para debater a situação do abismo digital na América Latina e no Caribe. O evento, da Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Cepal, pretende promover a inclusão digital através de projetos sobre crescimento das comunidades.
Durante a reunião foi lançada uma rede regional para reduzir a brecha digital nos países da região. O anúncio foi feito no Seminário Aliança Global para o Desenvolvimento das Tecnologias da Informação. O coordenador do Programa da Sociedade da Informação da Cepal Martin Hilbert disse que o debate permite troca de informações e programas de computador entre os países.
"O primeiro efeito são as facilidades na educação. Há uma rede na América Latina em que todos os países estão compartilhando o conteúdo educacional. A Argentina está desenvolvendo um software para a Matemática e um portal está compartilhando o programa com todos os outros países da região, incluindo Nicarágua e Bolívia, que podem utilizar este software para melhorar o conteúdo da aprendizagem", disse.
O encontro da Cepal deve divulgar uma versão final de um novo Plano de Ação Regional. O documento inclui metas como o aumento do número de estudantes com acesso a computadores, o aumento de investimentos públicos e privados em tecnologia e a capacitação de profissionais da saúde em programas de informática.
Com informações da Rádio ONU |