O Brasil passou a contar com mais um instrumento voltado para a sustentabilidade. O Mercado Ético, versão brasileira do Ethical Markets - plataforma multimídia que atinge 150 milhões de pessoas nos EUA - acaba de ser lançado no país e tem como objetivo oferecer informações multimídia a empresas, governos e entidades civis por meio do seu site na internet.
O Mercado Ético é um "megaportal" virtual voltado para a sustentabilidade, investimentos socialmente responsáveis, governança e cidadania corporativas, comércio justo, consumo consciente, qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho, entre outros. Lideranças empresariais poderão compartilhar suas próprias experiências e ações de incorporação dos valores da sustentabilidade em seus negócios. O objetivo do projeto é auxiliar executivos e formadores de opinião, além de jovens líderes a seguirem os caminhos da sustentabilidade.
Apesar de ser um projeto voltado, a princípio, para o público empresarial, toda a sociedade brasileira será beneficiada. De posse dessas informações, o consumidor consciente pode avaliar melhor suas escolhas de consumo. E, quando ele escolhe comprar um produto baseado na postura ética da empresa, está incentivando-a a manter esse comportamento e estimulando outras empresas a fazerem o mesmo.
A exemplo do original americano, presidido por Hazel Henderson, uma das mais respeitadas consultoras em desenvolvimento sustentável no mundo, o site brasileiro se propõe a ser a mais completa plataforma multimídia dedicada a esses temas no país. O site Mercado Ético exibirá programas diários via WebTV, notícias, pesquisas e serviços de busca, além de serviços de consultoria.
Fonte: Instituto Akatu |