As empresas, instituições de ensino, sindicatos, associações e organizações do terceiro setor do Paraná terão R$ 157,75 mil para investir em ações de responsabilidade social até o final de 2007. O orçamento foi aprovado na última segunda-feira (28) pelo Conselho Superior do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, que reuniu-se no Cietep. O investimento será totalmente assumido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Sesi. O recurso será destinado ao custeio das ações sociais que serão potencializadas com a atuação voluntária de empresários, colaboradores de empresas, integrantes de instituições do 3º setor e de instituições de ensino e a sociedade civil organizada.
"A responsabilidade social e socioambiental incorporou-se definitivamente na agenda empresarial mundial", disse o presidente do Sistema Fiep, que também preside o Conselho de Cidadania Empresarial, Rodrigo da Rocha Loures. Ele enfatizou que empresa moderna é aquela que consegue ter lucro e ser socialmente responsável e ambientalmente correta. "Não se admite mais ter negócios sustentáveis num ambiente insustentável", declarou.
O presidente do Sistema Fiep disse que a parceria entre o setor privado, a área pública e o terceiro setor é fundamental para que ações de responsabilidade social aconteçam e tragam resultados efetivos. O Conselho Parananense de Cidadania Empresarial e o movimento Nós Podemos Paraná são exemplos concretos desta parceria. Rocha Loures informou que o trabalho do Nós Podemos Paraná foi selecionado pelo Conselho Nacional de Cidadania Empresarial como referência para ações em outros estados brasileiros.
Durante a reunião foi aprovada também a nova estrutura do conselho que passa a ter cinco Núcleos de Competências, responsáveis por projetos específicos. O Núcleo Indústria (projetos públicos para desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência); Núcleo Comércio e Serviços (gestão para a sustentabilidade do negócio - formalidade/empregabilidade); Núcleo Instituições de Ensino (responsabilidade socioambiental na gestão de instituições de ensino superior); Núcleo de Instituições Associativas e Sindicatos (processo educacional); Organizações do 3º Setor (fortalecimento dos Conselhos dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa).
O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial foi criado no final de 2004 e é composto por 139 integrantes entre indústrias, estabelecimentos comerciais e de serviço, instituições de ensino, organizações do terceiro setor, instituições associativas e sindicatos. O grande objetivo do Conselho é promover o desenvolvimento sustentável do Estado.
Fonte: FIEP |