Nos próximos dias 27, 28 e 29 de abril acontecem em mais de 300 cidades brasileiras as ações da 8ª edição do Dia Global do Voluntariado Jovem. A mobilização acontece desde 2000 em centenas de países e estimula crianças e adolescentes a organizar-se em grupos e protagonizar ações voluntárias em benefício de suas comunidades durante um fim-de-semana.
Em 2006 mais de 2,5 milhões de jovens de 118 países participaram e deram sua contribuição. Nosso país ficou em posição de destaque - ao lado de França, Uzbequistão, Taiwan, Paquistão, Rússia e Bolívia -, aglutinando a participação de mais de 65 mil voluntários, espalhados por quase 200 cidades em 24 estados e no Distrito Federal.
No Brasil o Dia Global é coordenado pela ONG Natal Voluntários desde 2003. A entidade articula uma rede nacional de comitês, responsáveis por organizar as ações. A expectativa é mobilizar milhares crianças e adolescentes em atividades voluntárias relacionadas aos 8 Objetivos do Milênio definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): combate à fome, promoção da educação, da igualdade entre os sexos, da saúde das gestantes, redução da mortalidade infantil, combate a doenças, respeito ao meio ambiente e parcerias para o desenvolvimento.
"Já estamos com 100 mil voluntários cadastrados, mais de mil ações previstas e 100 comitês espalhados por todo o Brasil. Este ano nós definimos os Objetivos do Milênio como tema central para a mobilização, e a idéia é que os jovens continuem promovendo atividades ao longo do ano", explica Monica Mac Dowell, coordenadora nacional do Programa de Voluntários das Nações Unidas para America Latina e Caribe. Segundo Mônica, este ano a maioria das ações que serão realizadas dizem respeito ao meio ambiente: são 310. A educação também se destaca, com 162 atividades.
Uma das principais ferramentas da mobilização é o site criado pela Natal Voluntários para o Dia Global do Voluntário (http://www.diaglobal.org.br/). Nele estão registradas todas as ações previstas, por estado e cidade, com os devidos endereços e dados para contato. O espaço virtual também foi um meio de instruir e organizar os jovens. Através dele foram disponibilizadas dicas de ações que podem ser realizadas para o enfretamento dos desafios do milênio, além de materiais de campanha.
O Dia Global do Voluntariado Jovem 2007 é coordenado internacionalmente pela Youth Service America (YSA) e pela Global Youth Action Network (GYAN). No Brasil a mobilização tem os Correios como parceiro estratégico, além de contar com o apoio institucional do Programa de Voluntários das Nações Unidas, o apoio do Banco do Nordeste e a colaboração do Instituto Sabin.
|