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Lançado guia prático de marketing relacionado a causas

O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS, junto com parceiros da Iniciativa de Marketing Relacionado a Causas (MRC), lançou no dia 04 de julho, o "Guia Prático de Marketing Relacionado a Causas: Diretrizes e Casos". A publicação pioneira pretende contribuir para apoiar profissionais de marketing de empresas e de mobilização de recursos de organizações da sociedade civil na realização de programas inovadores de investimento social privado, que utilizem a ferramenta do MRC.

A publicação está disponível no website do IDIS. O material apresenta textos sobre o conceito, princípios e premissas de um programa de marketing relacionado a causas, além de diretrizes para elaborar uma campanha bem-sucedida e casos brasileiros e internacionais. As experiências apresentadas são de organizações participantes da rede "Agente - mobilizador do marketing relacionado a causas", que surgiu em 2006, a partir do Comitê de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Marketing Relacionado a Causas, formado pela Iniciativa de MRC do IDIS.

Estão registrados na publicação os seguintes casos: AVON, com a Campanha Um Beijo pela Vida; parceria Havaianas-IPÊ, com a produção de sandálias estampadas com animais em extinção; parceria Santander Banespa e Doutores da Alegria, com o título de capitalização Din Din Natal da Alegria; aliança Copagaz e Fundação Abrinq, para o Programa Adotei um Sorriso; parceria Atlantica Hotels International e a WCF-Brasil, para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes; aliança Whirlpool e Habitat for Humanity, com a doação de uma geladeira e um fogão para cada casa construída pela OSC; e parceria IBTT e WWF International, com a produção de brinquedos de pelúcia.

"O Guia apresenta o conhecimento desenvolvido pelo IDIS e seus parceiros nestes quatro anos de iniciativa. Ele reflete o crescimento da utilização do MRC para o estabelecimento de parcerias entre empresas e causas, aqui representadas por organizações da sociedade civil. Em 2003, quando fizemos a primeira pesquisa sobre o tema no Brasil, detectamos que 27% das empresas utilizavam o MRC e que 37% tinham interesse de aplicar a ferramenta nos três anos seguintes. Esse crescimento pode ser comprovado pelo maior número de casos sistematizados no Brasil, alguns deles apresentados na publicação", afirma Márcia Woods, coordenadora de desenvolvimento institucional do IDIS e uma das autoras da publicação.

Dados do IEG Sponsorship Report, de Chicago, apontam crescimento de campanhas americanas de MRC. Apenas em 2005, foram mais de US$ 1 bilhão de investimento na estratégia, enquanto em 1990, este valor era de aproximadamente US$ 120 milhões. Em 2004,em levantamento feito por Cone Corporate Citizenship Study, 86% dos americanos disseram estar dispostos a trocar de marca que tem preço e qualidade similar, se a marca estiver associada a uma causa social.

Aqui no Brasil, ainda não existe um levantamento concreto que mostre em números reais o quanto as empresas nacionais movimentam com MRC. Mas, de acordo com pesquisa encomendada pelo IDIS, produzida pela Enfoque, no fim de 2003, 27% das empresas brasileiras fazem ou fizeram campanhas de marketing relacionado a causas.

Já em pesquisa mais recente, também encomendada pelo IDIS, de 2005, 84% dos consumidores entrevistados disseram recomendar produtos que destinem um percentual das vendas a uma causa social ou a uma ONG, enquanto 74% afirmaram que deixariam de usar um produto por outro similar, com o mesmo preço, que apóie causas sociais.

O IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - é uma organização social de interesse público (OSCIP) que oferece consultoria para empresas, famílias, indivíduos e comunidades em investimento social privado. Por meio da promoção e estruturação do investimento social privado, o IDIS busca sistematizar diferentes modelos de intervenção social que contribuam com a redução das desigualdades sociais no país. Website: http://www.idis.org.br/.

A Iniciativa de Marketing Relacionado a Causas tem como parceiros as organizações Ação Comunitária, ABCâncer, APAE SP, WCF-Brasil, Associação Arte Despertar, AVAPE, CARE Brasil, CIAM, Doutores da Alegria, FICAS, Fundação Abrinq, GRAACC, Habitat para a Humanidade Brasil, ICE, ImageMágica, IPÊ, IQE, Pastoral da Criança, TUCCA e WWF-Brasil.

 


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