A ONU (Organização das Nações Unidas) pediu ontem às empresas que não fiquem apenas nas palavras e assumam de forma concreta as suas responsabilidades no âmbito social e ambiental, assim como na luta contra a corrupção. O pedido foi feito durante a abertura da Cúpula do Pacto Mundial, em Genebra, Suíça.
"Para que as empresas possam crescer de maneira sustentável, devem gerar confiança e reforçar sua legitimidade", declarou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, diante de centenas de dirigentes de companhias multinacionais.
O Pacto Mundial, que reúne 4 mil empresas de 116 países, pretende conquistar o apoio do setor privado para os grandes objetivos da ONU em relação aos direitos humanos, normas de trabalho, ambiente e luta contra a corrupção.
"Até 5% do PIB [Produto Interno Bruto] mundial é perdido por causa da corrupção, o que representa US$ 2,5 trilhões", afirmou Huguette Labelle, diretora da organização Transparency International.
Segundo um estudo da ONU, 61% das empresas disseram ter adotado uma tolerância zero perante a corrupção, embora apenas 23% criaram punições como forma de reprimir a prática.
"Pode a responsabilidade social e ambiental das empresas se limitar a um código de boa conduta?", perguntou o ministro francês de Relações Exteriores, Bernard Kouchner, presente na reunião, se referindo ao compromisso voluntário das empresas. Ele cobrou medidas "coercitivas" nesse campo.
|