Estimular e qualificar a formulação de projetos voltados ao acesso cultural, auxiliando proponentes a desenvolver iniciativas dessa natureza. Esse é o objetivo do Manual de Apoio à Elaboração de Projetos de Democratização Cultural, lançado pelo Grupo Votorantim. O material, disponível para download gratuito, conta com a coordenação do Instituto Votorantim e é acompanhado por um vídeo, que complementa as informações de forma lúdica e explicativa, mostrando formas criativas e sustentáveis de desenvolver e implementar projetos culturais.
Outro objetivo do material é fomentar o debate sobre questões relacionadas à ampliação e qualificação do acesso à cultura no Brasil. "Além de patrocinar projetos culturais, o Grupo Votorantim reconhece a importância de produzir e disseminar conhecimento sobre democratização cultural, auxiliando os proponentes na execução de seus projetos, desde a concepção", comenta Lárcio Benedetti, gerente de desenvolvimento cultural do Instituto Votorantim. A iniciativa faz parte do núcleo de conhecimento do Programa de Democratização Cultural Votorantim, consolidado a partir da realização do 1° Seminário Internacional de Democratização Cultural, ocorrido em agosto de 2007.
Outra ação desenvolvida é a distribuição gratuita do Boletim da Democratização Cultural, um informe eletrônico quinzenal, que dissemina notícias especializadas, artigos exclusivos, coberturas de eventos, reportagens e entrevistas com especialistas para mais de 7,5 mil leitores.
"A falta de acesso da população à cultura é evidente; e o descompasso entre a quantidade de produtos culturais disponíveis e o baixo acesso a eles reforça a urgência da questão", completa Benedetti. Prova disso, são dados como os do Guia Brasileiro de Festivais de Cinema, que divulgou o registro de cerca de 350 filmes de curta, média e longa metragens finalizados entre julho de 2004 e março de 2006, sendo que destes apenas 34% foram lançados até o final do ano passado. Há, portanto, muitos filmes, realizados em boa parte com recursos públicos, que não chegaram à população. E dos que chegaram, poucos tiveram público expressivo: dos 72 filmes brasileiros lançados em 2006, 32 (44%) não atingiram a marca de 10 mil espectadores. Além do cinema, as demais áreas culturais também sofrem com a questão. Segundo dados do IBGE, apenas 21% dos municípios brasileiros possuem teatros ou salas de espetáculo.
Seguindo a estratégia de ampliação do acesso à cultura e ao conhecimento, o Grupo Votorantim disponibiliza o Manual de Apoio à Elaboração de Projetos de Democratização Cultural para download gratuito no site www.votorantim.com.br/democratizacaocultural e também uma tiragem especial para bibliotecas e centros culturais, onde a utilização é pública. |