O Boletim com os resultados nacionais da segunda edição da Pesquisa Ação Social das Empresas traz não apenas os principais dados do levantamento, como depoimentos da equipe que realizou a Pesquisa. A coordenadora geral, Anna Maria Peliano, destaca que os resultados do levantamento tornaram visível a existência de um ator relevante no atendimento social, oriundo do setor privado.
A coordenadora adjunta Nathalie Beghin fala sobre a crescente cobrança da sociedade para que as empresas atuem para complementar a ação do Estado na melhoria das condições de vida da população. Já Luana Pinheiro, também coordenadora adjunta, ressalta que essa segunda edição possibilitou ao Ipea produzir uma série histórica, de abrangência nacional, que permite acompanhar o comportamento do empresariado brasileiro ao longo dos anos, identificando períodos de retração ou expansão no nível de atuação social.
Os pesquisadores Alda Pimentel, Silvânia Carvalho, Socorro Meneses, Roberto Sant'Anna e Marco Antonio Souza explicam a forma de realização do levantamento e destacam a importância da participação das entidades empresariais, que ajudaram a disseminar informações sobre a pesquisa em sua rede de associados, estimulando a resposta ao questionário.
Já Liseane Morosini e Eliane Araujo, responsáveis pelo trabalho de comunicação e mobilização social destacam a utilização de ferramentas de comunicação como o site e informativos eletrônicos e impressos, que ajudaram a ampliar a disseminação dos resultados para a sociedade.
Imprima o Boletim da Pesquisa Ação Social baixando os arquivos que estão na barra à direita. |