A Ong RioVoluntário, o Sistema Firjan e o Consulado Geral dos Estados Unidos promovem, no dia 7 de abril, o seminário "Mãos à Obra Brasil - Práticas Inovadoras em Voluntariado Empresarial Brasil / Estados Unidos". O evento é voltado para profissionais das áreas de recursos humanos, comunicação, relações corporativas e responsáveis por projetos sociais e de voluntariado.
O seminário será realizado das 09:30h às 12:30h, no auditório da Firjan, e terá palestra de abertura de Megan Latimer, diretora da Hands On Network, rede norte-americana com vasta e bem sucedida experiência no auxílio a empresas e corporações com interesse na elaboração e execução de ações de voluntariado empresarial. Michael Haradom, diretor presidente da empresa Fersol e Simone Guimarães, gerente de Desenvolvimento de Responsabilidade Social da Shell apresentarão seus cases de sucesso em voluntariado empresarial.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Durante o evento, o RioVoluntário anunciará sua afiliação à Hands On Network- organização que promove ações de voluntariado em diversos países - e também o lançamento do programa "Mãos à Obra Brasil" que tem como objetivo tornar o voluntariado acessível a todos, inclusive para aqueles que não têm tempo de participar desse tipo de ação. "Nesse sentido, o "Mãos à Obra Brasil" vem atender a uma demanda das empresas que querem envolver seus funcionários em alguma ação de impacto social, mas sofrem com a falta de tempo e de preparo para programas de voluntariado empresarial mais regulares", explica Laurelena Palhano, coordenadora do programa.
Mais informações pelo tel (21) 2524-8763. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 4 de abril pelo email v.empresarial@riovoluntario.org.br. Vagas limitadas.
O que é a Hands on Network?
Nos EUA, milhões de americanos socialmente conscientes enfrentam o desafio de encontrar uma forma de conciliar um estilo de vida extremamente ocupado com o interesse de fazer alguma ação voluntária. As organizações Hands On locais foram formadas em resposta a esta demanda, com o objetivo de tornar o voluntariado acessível a todos.
A cada ano, a Hands On Network engaja mais de 350 mil voluntários em serviços diretos em benefício de suas comunidades. Em cidades grandes e pequenas, 42 organizações City Cares foram estabelecidas nos Estados Unidos. Filiais internacionais foram abertas nas Filipinas, na China e na Holanda.No Reino Unido, a organização Business in the Community (Negócios na Comunidade), que conta com 27 organizações afiliadas no Reino Unido,trabalha segundo o modelo Hands On de voluntariado.
A Hands On foi formada em 1992 com o nome de City Cares para servir como uma organização "guarda-chuva" para grupos locais Hands On. A principal missão da Hands On é oferecer apoio e fortalecer as redes existentes, bem como fomentar o desenvolvimento de novas organizações Hands On. Com melhores práticas comprovadas, a organização desenvolve estratégias empresariais para fazer a ligação entre os recursos e necessidades das comunidades, elaborando programas em nível nacional e participando da formação de políticas de serviço nacionais e apoio tecnológico.
|