Foi lançado na terça-feira passada, 29/05, o edital do Prêmio Responsabilidade Social 2007, que visa reconhecer e destacar empresas e entidades que atuam para a promoção do bem-estar da sociedade e para a preservação do meio ambiente. Os termos do edital do prêmio, criado em 2000 pela Lei nº 11.440, serão divulgados pela Comissão Mista que avalia e escolhe os agraciados, sob acompanhamento de auditoria especializada. Entre as alterações acrescentadas nesta edição está a adoção de um tema norteador que, neste ano, será o planejamento familiar.
A Comissão Mista, formada por instituições representativas da sociedade civil organizada e presidida pelo representante da Federasul, Guilherme Guaragna, também inseriu no edital 2007 a educação profissionalizante. As inscrições serão a partir de 1º de junho, por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado no site da Assembléia Legislativa www.al.rs.gov.br , pelo acesso ao ícone "Responsabilidade Social", na seção Destaques.
A distinção divide-se em três tipos de reconhecimento. O primeiro deles, o Certificado de Responsabilidade Social, é oferecido a todas as empresas e entidades que apresentarem seu balanço social, atingindo a pontuação mínima em relação aos indicadores. Já o segundo, Troféu de Responsabilidade Social-Destaque RS, é concedido a empresas e entidades que apresentarem, em cada categoria, o melhor nível de desempenho, sendo que para concorrer a esse Troféu, além do Balanço Social, é necessária a apresentação do Relatório de Responsabilidade Social. A terceira distinção é o Diploma Mérito Social, dirigido ao profissional de contabilidade responsável pelos dados apresentados e a outro colaborador que poderá ser indicado pela empresa ou pela entidade para representar a equipe que atuou na elaboração do Balanço Social.
A Comissão Mista adotou o enfoque do tema norteador para a concessão de Menção Especial a cada edição do Prêmio. Neste ano, as organizações que apresentarem o Relatório de Responsabilidade Social e que desenvolverem ações de planejamento familiar concorrerão à Menção Especial "Ações de Planejamento Familiar".
O período de inscrições vai de 1º de junho a 31 de julho. Na categoria Empresas Privadas e Sociedades Cooperativas, poderão inscrever-se as micro, pequenas, médias e grandes. Já a categoria Entidades Governamentais é destinada a empresas públicas, autarquias e fundações. Na categoria Instituições de Ensino, as inscrições são para o Ensino Médio e Fundamental público, Médio e Fundamental privado e o Ensino Superior. Nesta categoria foi incluída a Educação Profissionalizante. Na categoria Entidades Sem Fins Lucrativos podem se inscrever entidades com receita anual total até R$ 500 mil e receita anual total acima de R$ 500 mil. As organizações que desejarem concorrer ao Troféu, além do Balanço Social, deverão enviar o Relatório de Responsabilidade Social por meio do mesmo formulário.
Fonte: Pauta Social |