Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Papel das empresas é tema de evento em São Paulo

A quarta edição dos Diálogos Capitais - série de eventos que discute temas atuais e de relevância nacional com a presença de especialistas e formadores de opinião - será realizada no dia 17 de setembro, das 9h às 18h. O tema deste encontro será a responsabilidade social e a sustentabilidade. Dividido em quatro painéis, o evento contará com a participação de representantes da iniciativa privada, de organizações não-governamentais, do governo e de instituições de ensino.

Entre os convidados estão a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young, o presidente-executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Fernando Almeida, a presidente da Consumers International e coordenadora do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Marilena Lazzarini, o vice-presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e do Banco Itaú, Antonio Jacinto Matias, o presidente da Ecosecurities, Pedro Moura Costa, o pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP Luiz Gylvan Meira Filho, entre outros.

Veja quais serão os painéis:

Painel 1 - As empresas frente às mudanças climáticas  - Neste painel, serão discutidos os riscos, as responsabilidades e oportunidades das empresas frente às mudanças climáticas; os papéis do governo e da sociedade; e as ações que devem ser colocadas em prática no mercado para o avanço do esforço global de redução de emissões de gases poluentes. Nesse contexto, estará em debate o futuro do "mercado de carbono". Tido como a primeira grande iniciativa para alavancar investimentos privados a favor de uma questão ambiental global, a partir do modelo de negociação dos créditos de carbono, definido pelo Protocolo de Quioto, este modelo vence em 2012 e, agora, internacionalmente já se discute o "Quioto 2", que pode incluir financiamento para a conservação de florestas nativas, mas também o cumprimento de obrigações maiores para países como o Brasil.

O painel será aberto com a exposição de Pedro Moura da Costa, presidente da Ecosecurities, primeira empresa que emplacou projeto de créditos de carbono no mercado internacional, que recentemente captou 100 milhões de euros para investir na ampliação das operações em projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa. Na seqüência, terá início o debate entre Giovanni Barontini, da Fábrica Ethica, e Rubens Born, da Vitae Civilis (Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz e coordenador do Grupo de Clima do Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais). O moderador da mesa será Luiz Gylvan Meira Filho, pesquisador visitante do Instituto de Estudos Avançadas (IEA) da USP.

Painel 2 - Responsabilidade Social Empresarial e Cadeias de Valor - O painel será composto por três cases, que colocam em relevo a responsabilidade das empresas sobre problemas trabalhistas ou ambientais causados por fornecedores e terceirizados. Rosangela Bacima, diretora de Responsabilidade Sócio-Ambiental do Grupo Pão de Açúcar, traz em primeira mão uma iniciativa de rastreabilidade sócio-ambiental da carne a ser implementada na rede Pão de Açucar; Roberto Smeraldi, diretor da ONG Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, apresenta o caso da construção de um sistema de certificação agropecuária no Brasil, que pretende ampliar a presença do país na agenda internacional da sustentabilidade no agronegócio, e o jornalista Leonardo Sakamoto, da ONG Repórter Brasil, discute um case relacionado à responsabilidade das siderúrgicas em função da cadeia produtiva do carvão vegetal, na Amazônia. A moderadora será Marilena Lazzarini, do IDEC.

Painel 3 - Relatórios Sustentabilidade - Diálogo com Stakeholders ou "Marketing Verde"? - Especialistas discutirão os indicadores e ferramentas para a gestão social e ambientalmente responsável, tendo como foco os balanços sociais apresentados pelas empresas e a evolução destes instrumentos de aferição. Estes balanços são, de fato, o retrato de investimentos significativos na gestão sócio-ambiental responsável ou têm sido apropriados pelas empresas para o desenvolvimento do chamado "marketing verde"? O painel será aberto com a exposição de José Antonio Puppim de Oliveira, professor doutor em responsabilidade social e meio ambiente da FGV-RJ, que pesquisa, desde 2002, a qualidade dos balanços sociais das 500 maiores SA não financeiras, listadas pela FGV. Na seqüência, participam do debate Ciro Torres, representante do Ibase, instituição que há uma década criou o primeiro modelo brasileiro de balanços sócio-ambientais, e Luis Fernando Nery, da Petrobras. O moderador será Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos.

Painel 4 - 20 anos do Relatório Brundltand: como alcançar o desenvolvimento sustentável que precisamos? - Duas décadas após a criação dessa expressão pela Comissão de Meio Ambiente da ONU, e 15 anos após a Rio-92, temos o Desenvolvimento Sustentável que precisamos? O painel discutirá como evoluíram as políticas públicas nessa área e a forma de fazer negócios, além de indicar os desafios e caminhos possíveis para o avanço das empresas, governo e sociedade em direção à sustentabilidade. A exposição da ministra do Meio Ambiente, Marina da Silva, dará início à seção, seguida pelos debatedores Fernando Almeida, presidente executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Antonio Jacinto Matias, vice-presidente da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) e Marcelo Furtado, do Greenpeace. A mesa será conduzida pelo moderador Luiz Gonzaga Beluzzo, consultor editorial da CartaCapital.

Fonte: Pauta Social


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos