Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Trabalho voluntário é vital para projetos de desenvolvimento

Estimativas indicam que 12 milhões de brasileiros exercem algum tipo de trabalho voluntário em organizações não-governamentais. De acordo com Dirk Hegmanns, coordenador do Programa dos Voluntários das Nações Unidas (UNV) no Brasil, a participação da sociedade civil por meio de ações voluntárias é fundamental para que os projetos de desenvolvimento tenham resultado. "O desenvolvimento funciona através do cidadão. Ou, melhor, o desenvolvimento não funciona sem o envolvimento do cidadão", declara.
 
Como reconhecimento ao trabalho desse exército de voluntários - equivalente às populações de São Paulo (10,4 milhões) e de Curitiba (1,6 milhão) somadas -, o UNV no Brasil realizou, no início de dezembro, uma série de atividades para comemorar o Dia Internacional do Voluntário, celebrado no dia 05 de dezembro. "Esse é o momento de incentivar o envolvimento da sociedade e de homenagear o voluntário, que muitas vezes desenvolve um trabalho anônimo. É uma maneira de lembrar isso", resume Hegmanns.

A primeira atividade em homenagem ao voluntariado aconteceu antes mesmo do Dia do Voluntário. Em Salvador, a data foi comemorada no dia 1º de dezembro, junto com as atrações do Dia Mundial da Luta contra a Aids - quando cerca de 100 jovens distribuíram preservativos e deram orientações sobre como prevenir a infecção por doenças sexualmente transmissíveis. Na ocasião, foram realizados um show com 15 artistas brasileiros e uma feira de saúde em que a população poderia esclarecer dúvidas sobre o HIV, fazer testes e receber atendimento médico.

As comemorações na capital baiana foram apenas uma prévia das atividades que o UNV programou para o Dia do Voluntário. No dia 9, por exemplo, uma festa com shows, oficinas de arte a apresentações artísticas agitaram o município de Carapicuíba, na Grande São Paulo. Durante o evento, foram divulgados os resultados de uma pesquisa realizada com o apoio de voluntários em duas centenas de domicílios de uma comunidade da região.

Em Natal, no Rio Grande do Norte, a data foi marcada pelo lançamento do Prêmio Jovem Voluntário, que incentiva grupos de jovens a desenvolveram projetos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em comunidades pobres. A iniciativa busca estimular voluntários que já atuam em dois projetos da organização não-governamental Natal Voluntários a se engajarem mais nas ações. Em outra capital nordestina, Recife, o UNV apoiou a realização de exposições e palestras sobre voluntariado e de um teatro com meninos de rua.
 
 
Sobre o UNV
 
Desde 1971, o Programa dos Voluntários das Nações Unidas (UNV), administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), envia especialistas e voluntários de campo profissionalmente experientes para trabalhar em projetos de cooperação nacional e internacional de desenvolvimento. Além da cooperação técnica, o núcleo do trabalho concentra-se cada vez mais em áreas de apoio humanitário, de preservação e respeito dos direitos humanos e da preparação e observação de eleições. Outra tarefa muito importante do programa é a promoção do voluntariado entre os cidadãos para ampliar o seu engajamento voluntário em diversas áreas.

Anualmente cerca de 7.500 pessoas de 150 diferentes países trabalham como voluntários internacionais das Nações Unidas. Dois terços dos voluntários atuam nas duas principais regiões de atividades, que são a África e a Ásia. O Programa dos Voluntários das Nações Unidas no Brasil foi criado em 1998. É um programa em crescimento, de cooperação com projetos de parceiros diferentes em todo o país.

Saiba mais sobre o Programa dos Voluntários das Nações Unidas no Brasil.

Fonte: Fome Zero


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos