As Fundações voltadas ao bem-estar social, sejam elas de origem pública ou privadas, enfrentam dois grandes desafios recorrentes para uma atuação efetiva segundo especialistas: a gestão de seus processos e a instabilidade jurídica na qual estão mergulhadas. Pensando na questão jurídica, muitas entidades estão se adaptando às exigências mais rígidas da legislação fiscal e previdenciária. Porém, por falta de informações ou estrutura, deixam de cumprir com essas obrigações, como transparência de suas contas e comprovação de aplicações de recursos de suas atividades.
Atenta ao melhor desempenho do profissional contábil e de sua responsabilidade social, a FUNDAMIG (Federação Mineira de Fundações de Direito Privado) promove, em Belo Horizonte, no dia 21 de setembro, o curso Prestação de Contas no Terceiro Setor. O instrutor é o contador Paulo Cleomar Araújo; Graduado em Ciências Contábeis (UFMG), especialista em Gestão Financeira (UFMG), participou do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes (Fundação Dom Cabral) e é pós-graduando em Gestão de Organizações do Terceiro Setor (Fundação Getúlio Vargas). Atua na Fundação Mário Penna desde 2003, como Gerente Contábil Financeiro, tendo experiência em outras instituições da área de saúde e educação, em gestão contábil e financeira.
O conteúdo programático inclui temas como prestações de contas obrigatórias, prestação de contas estratégicas, legislação prevista caso a caso, informações e documentos necessários, prazos, benefícios, dentre outros temas ligados ao assunto. O curso é direcionado aos contadores, administradores, advogados, estudantes e demais profissionais que atuam no Terceiro Setor. O curso faz parte do ciclo de formação continuada Saberes e Práticas para a Sustentabilidade iniciado em 2006. O ciclo contempla temas estratégicos para os profissionais que atuam ou desejam atuar na área social, seja em fundações, associações ou empresas.
Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (31) 3274-6522, site www.fundamig.org.br ou e-mail fundamig@fundamig.org.br.
|