As bases para a integração da responsabilidade individual e coletiva e os princípios da educação para a construção de sociedades sustentáveis serão alguns dos temas do Seminário Nacional Educação para uma Sociedade Sustentável, que acontece no dia 18 de outubro, durante a 7ª edição da Ecolatina.
Partindo do princípio que o ato de educar deve ser pensado muito além das salas de aula, o encontro deverá levantar a questão dos benefícios para a sociedade advindos de uma educação que promova valores, comportamentos e estilos de vida voltados para um futuro sustentável. A busca pela transformação social positiva comprometida com o meio ambiente tem a educação como sua ferramenta estratégica.
"Educar e Pensar Globalmente". Este será um dos temas que integra a programação do Seminário que contará com a presença do professor e cientista Ph.D em Física Quântica daUniversidade de Waterloo, no Canadá, Harbans Lal Arora. Na visão do professor, os seres humanos estão acostumados a pensar cartesianamente quando, na verdade, deveriam pensar e sentir globalmente, ou seja, deveria também pensar na sua região, no seu bairro e no seu vizinho.
Para o Seminário Nacional Educação para uma Sociedade Sustentável foram convidados, além de Octávio Elísio Alves de Brito e Harbans Lal Arora, o ex-ministro da Cultura e assessor do governador Aécio Neves, Aluísio Pimenta; a diretora da Coordenação de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC), Raquel Trajber; o diretor de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ricardo Botelho Tostes Ferreira; entre outros.
Serviço: Evento: 5º Seminário Nacional Educação para uma sociedade sustentável - 7ª Ecolatina Data: 18 de Outubro de 2007 Local: 7ª Ecolatina - Minascentro - End. Av. Augusto de Lima, 785. Belo Horizonte Inscrições e informações pelo site www.ecolatina.com.br ou pelo telefone: 31 3292-5335
Descrição:
|