Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Notícias da semana, publicadas entre 28 a 31 de janeiro

Guia é referência para busca de ferramentas em RS e sustentabilidade
O guia "Gestão do Conhecimento - Compêndio para Sustentabilidade: Ferramentas de Gestão de Responsabilidade Socioambiental" reúne ferramentas de gestão desenvolvidas pelos setores público, privado e sociedade civil de 33 países. Idealizado e organizado por Anne Louette, do Instituto Antakarana, a publicação servirá de referência para aqueles que se interessam pelos temas Responsabilidade Socioambiental (RSA) e Sustentabilidade, pois é o primeiro a reunir experiências em um só lugar. (Mobilizadores Coep / Setor 30/01)

As empresas, suas ações e um mundo sustentável
Sustentabilidade é um termo que vai longe. Hoje, ainda acontece assim: valorizar a sustentabilidade é fator que desperta o interesse da sociedade. Amanhã, e as situações já caminham nesse sentido, desvalorizar a sustentabilidade é perder espaço na sociedade e lançar o mundo para o colapso. Nesse meio, a comunicação tem um papel fundamental, dada a função que desempenha dentro da sociedade. Pois, conhecer o conceito de sustentabilidade é uma coisa. Conhecer o conceito e saber que mais pessoas o estão aplicando é outra, com uma diferença muito grande. Divulgar ações no sentido de construir uma sociedade sustentável estimula outras pessoas a tomarem a mesma atitude. E é nesse sentido em que a comunicação exerce um importante papel na construção de um mundo sustentável. (Paranashop, 29/01)

O peso da Responsabilidade Corporativa nas decisões e investimentos
O crescimento da economia do País, atrelado à aquecida procura pela capitalização no mercado de ações (com Ofertas acionárias Primárias e Secundárias por empresas de grande e médio porte na Bolsa de Valores) deu às companhias brasileiras uma idéia de como é negociar e viver em um mercado globalizado. Com mais e mais executivos interessados em ingressar no chamado Novo Mercado, algumas práticas se tornaram fundamentais e um novo "verbete" surge para atualizar o idioma destes profissionais: responsabilidade corporativa. (Portal Nacional de Seguros, 28/01)

Inclusão nas empresas bate recorde em 2007
No ano passado, o número de portadores de deficiência física empregados, com carteira assinada, cresceu 12%. Chegaram ao mercado mais de 22 mil profissionais. A região sudeste foi a que mais empregou, depois a nordeste, seguida pela região sul. Hoje, essas contratações são prioridade para muitas empresas. Em uma empresa, o trabalho no setor de atendimento ao cliente é feito por 30 operadores de telemarketing, 27 deles são portadores de necessidades especiais. 'É extremamente importante essa inserção. Eu diria que é responsabilidade social", acredita o operador Giovane Rodrigues. (Portal G1, 26/01)

Ferramenta agrupa num único site indicadores sobre ODM em 130 localidades
O Google, o PNUD e a empresa de tecnologia Cisco lançaram uma ferramenta que agrupa, em um único site, indicadores, mapas e análises sobre o desempenho de mais de 130 localidades nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. As páginas trazem os dados mais recentes das Nações Unidas, por país, sobre temas como renda, saúde materna e infantil, educação e gênero. Chamado MDG Monitor, o site visa divulgar o que tem sido feito para cumprir as metas da ONU. As informações estão disponíveis permanentemente para download na pagina do MDG Monitor, em inglês. (Mobilizadores COEP, 26/01)

Diretoria do Corinthians lança projeto de ação social 
A diretoria do Corinthians lançou o Programa de Ações de Responsabilidade Social. O objetivo da nova empreitada da diretoria alvinegra consiste em dar oportunidade de aprendizado e integração a jovens carentes e proporcionar ocupação a ex-jogadores do clube. O Corinthians erá um divulgador de ações de responsabilidade social e também participará da campanha para que sócios, torcedores e suas empresas destinem de 1% a 6% de seu Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para o Fundo da Criança e do Adolescente, previstos por lei. (Site Bola Rolando, 26/01)


 


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos