Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Debate em Porto Alegre analisa o papel da empresa na educação

O crescente engajamento de empresas ao movimento de responsabilidade social aumentou o número de iniciativas do setor privado com vistas à qualificação da educação pública. Afinal, a responsabilidade de melhorar o cenário ainda deficitário no qual se encontra a educação no país é de toda a sociedade.

Para mostrar alguns exemplos de ações corporativas na área de educação, a Signi - Estratégias em Responsabilidade Social vai promover uma mesa-redonda durante a 53ª Feira do Livro, com o tema O papel da empresa na educação. O evento acontecerá nesta terça-feira,  30, às 19h30, na sala dos Jacarandás do Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega).

Os convidados são Maria Lúcia Meirelles Reis, do programa Todos pela Educação; Maurien Randon, diretora de Projetos e Relações Institucionais do Instituto Elisabetha Randon Pró Educação e Cultura, e Francisco Bueno, responsável pela área de Relações com a Comunidade da Aracruz Celulose no Rio Grande do Sul. A mediadora será a jornalista Cristiane Ostermann, diretora da Signi.

O programa Todos pela Educação é um movimento social formado por representantes da sociedade civil, da iniciativa privada, organizações sociais, educadores e gestores públicos de educação e tem como objetivo qualificar a Educação Básica no país. Para isso, definiu cinco metas de trabalho: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola, toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos, todo aluno com aprendizado adequado à sua série, todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos e investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Maurien Randon vai apresentar as ações de educação realizadas pela empresa, entre elas o programa Florescer, que se propõe a ser um Centro de Educação Livre para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Ele oferece conhecimentos e atividades que complementam o ensino recebido pelas crianças e adolescentes na educação formal, como inglês, informática, musicalização, práticas esportivas, danças e recreação.

Em nome da Aracruz, Francisco Bueno vai comentar as atividades desenvolvidas pelo Projeto Educação da empresa, que envolve ações que estimulam a educação ambiental nas escolas e projetos voltados para a formação de professores.

Fonte: Signi


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos