Qualificar trabalhadores da área social em novas práticas e tecnologias para atender com eficiência a população brasileira e promover a integração das políticas públicas. Esse é o objetivo do Gestão Social com Qualidade, amplo programa de capacitação à distância e presencial para gestores e técnicos do Bolsa Família e do Sistema Único de Assistência Social (Suas), promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Inicialmente, o programa de capacitação está dividido em duas etapas:
Subprojeto I Curso de Formação de Multiplicadores e de Gerentes Sociais e constituição da Rede Nacional de Capacitação Descentralizada;
Subprojeto II Capacitação Continuada à Distância para subsidiar a implementação do Programa Bolsa Família e dos programas do Suas.
No caso do Subprojeto I, as listas com a relação das instituições classificadas para a segunda etapa do processo de seleção e que irão compor a Rede Descentralizada de Capacitação, já estão no site do Ministério - www.mds.gov.br, no banner. Entidades Capacitadoras Pré- Selecionadas. Informações sobre as regiões, projeto de capacitação e processo de seleção para contratação das entidades podem ser encontradas na página do Pnud - www.pnud.org.br no link Licitações e Contratos.
Para o Subprojeto II serão capacitados, a partir de abril, 14.059 técnicos de Municípios e Estados localizados em todo o território nacional. Serão oferecidos quatro cursos, pela internet, de acordo com o perfil de atuação dos participantes. Os temas abordados serão: bases do modelo brasileiro de proteção social não contributiva; Cadastro Único de Programas Sociais; gestão e implementação do Bolsa Família; gestão do Suas; estruturação e implementação do acompanhamento familiar e de serviços sócio-educativos; e articulação de programas complementares.
Esta é uma ação estratégica para melhorar o acesso da população carente aos serviços da área social, afirmou o diretor do Departamento de Gestão da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS, Jean Marc Mutzig. Após essa capacitação, os técnicos terão mais propriedade para usar tecnologias disponíveis como o Cadastro Único.
Os Estados vão indicar até 20 representantes cada. Os Municípios poderão indicar entre dois e cinco participantes, dependendo do número de habitantes. Um link para acesso ao portal do curso será disponibilizado no site do MDS (www.mds.gov.br) e também na página do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, Ibam, (www.ibam.org.br) - instituição encarregada de realizar o curso - onde os candidatos deverão fazer matrícula e indicar o curso escolhido. A carga horária varia de 90 a 150 horas, com duração média de três meses.
Além da internet, os participantes vão receber material impresso, CD-ROM e serão acompanhados por especialistas na área social indicados pela universidade Unicarioca, consorciada ao Ibam. O requisito mínimo para participação é conclusão do ensino médio ou equivalente e acesso à internet para acompanhar as atividades do curso a distância.
Fonte: Pauta Social |