O secretário especial de Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi, anunciou na última semana que o Brasil cumpriu o primeiro Objetivo do Milênio na metade do tempo previsto. De acordo com ele, entre 2003 e 2005 cerca de dez milhões de brasileiros superaram a linha da pobreza e outros sete milhões saíram da situação de indigência.
O ministro lembrou os êxitos do governo na luta contra a miséria, mas admitiu que violações de direitos humanos ainda são registradas em áreas como segurança pública, sistema carcerário e violência no campo. Para os próximos meses, Vannuchi contou que o governo montou uma forte estratégia para a difusão dos programas de direitos humanos, com conferências sobre vários temas e a inclusão de empresas no debate.
Outra idéia é a criação de prisões exclusivas para jovens entre 18 e 29 anos. Elas funcionariam como escolas e cada dia de aula aliviaria a pena do condenado. O anúncio foi feito durante a sétima sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas.
Fonte: Pauta Social |