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Carros voadores devem ser lançados por diferentes empresas, incluindo Embraer

Ainda em desenvolvimento, tecnologias devem tornar-se alternativas ao uso de helicópteros no transporte urbano

Diversos projetos de carros voadores, uma nova classe de veículos movidos à propulsão elétrica, têm sido apresentados por empresas de diferentes países com a perspectiva de transformar radicalmente o transporte aéreo urbano nas grandes cidades do mundo.

O mais recente projeto desse tipo foi exibido à imprensa no final de março pela Embraer. O protótipo em tamanho reduzido de um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês) deverá ser fabricado pela empresa em sua unidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria entre a EmbraerX, subsidiária para negócios disruptivos da Embraer, e a Airservices, provedora de serviços de navegação aérea civil da Austrália, por meio da Eve Urban Air Mobility Solutions, spin-off da EmbraerX dedicada a desenvolver o ecossistema da mobilidade aérea urbana, preparando esse mercado por meio da certificação do eVTOL e da criação de soluções de gestão de tráfego aéreo urbano.

O projeto de eVTOL da Embraer, uma espécie de drone voltado ao transporte de passageiros, conta com dez hélices, sendo oito na horizontal e duas na vertical. No início, o veículo deverá ser pilotado, mas a intenção da empresa é que, no futuro, o voo seja totalmente autônomo. 

Outros fabricantes de aviões e helicópteros, como Boeing e Airbus, além da GM e de startups, também investem atualmente no desenvolvimento de projetos de veículos desse tipo.

O projeto da Airbus realizou o seu primeiro voo em 2019 e já fez mais de 100 voos de testes, incluindo um voo totalmente automático. O CityAirbus, como é chamado, tem uma configuração multicóptero, com quatro unidades de propulsão em duto de alta sustentação, oito hélices acionadas por motores elétricos de baixo ruído, com velocidade de cruzeiro de aproximadamente 120 km/h em rotas fixas, capacidade para quatro passageiros e 15 minutos de autonomia. 

Já o projeto de eVTOL da Boeing está sendo desenvolvido pela Aurora Flight Sciences, subsidiária da empresa especializada na criação de aeronaves avançadas a partir do desenvolvimento de sistemas autônomos. Com pouso e decolagem verticais, o projeto reúne elementos de avião e helicóptero, com hélices e asas, e tem capacidade para apenas duas pessoas.

No caso da GM, que ainda não apresentou muitos detalhes sobre seu projeto e desenvolvimento, o veículo elétrico voador seria totalmente autônomo, com bateria de 90 kW, velocidade de 90 km/h, pouso e decolagem verticais e capacidade para transportar apenas uma pessoa.

Para receber veículos voadores num futuro próximo, as cidades deverão rever regras de pouso e decolagem, além do controle de tráfego aéreo.

Um vídeo com o protótipo da Embraer pode ser visto aqui. 

Mais informações sobre os diferentes veículos podem ser lidas aqui.